domingo, 14 de setembro de 2008
Ilha do Maio - Uma pequena descrição
Maio, o derradeiro paraíso natural do homem, terra, povo e natureza, território, mar, alma e destino, uma singularidade. Histórias, lutas, lendas e crenças, sonhos, ribeiras, montes, vales e aldeias, alma das gentes. Deserto e sonho, horta e porto, praias, e gente de sonho. Homem e natureza num só destino, numa só luta desesperada, da sobrevivência,
A Ilha do Maio deve-se o seu nome á data da sua descoberta, no mês de Maio de 1460, pelos navegadores portugueses António de Noli e Diogo Gomes.
Tem uma forma elíptica e faz parte do grupo de sotavento do arquipélago de Cabo Verde. A Ilha do Maio tem cerca de 24,5 Km de comprimento, por 16 Km de largura e uma área de 269 km, representa 6,7% do território nacional. Km e fica situada a 23 km a Este de Santiago.
A Ilha do Maio é pequena e de superfície plana e arenosa, com algumas elevações, sendo o ponto mais alto da ilha o MONTE PENOSO com 436m de altitude.
Tem um aspecto desértico e o seu clima é árido com chuvas irregulares com a velocidade do vento, a radiação solar e a evaporação a atingirem níveis bastante elevados.
A ilha tem enormes extensões de salinas com muito sal e da melhor qualidade do mundo. As suas salinas têm formas rectangulares e são totalmente cobertas de um sal límpido, brilhante e cristalino.
Tem também óptimas praias de areia branca, que circundam quase toda a ilha com o seu mar azulado muito rico em peixe e mariscos.
Os habitantes da ilha dedicam-se à pesca artesanal, agricultura de regadio, pecuária, exploração de sal e ao pequeno comércio. A pesca, o sal e o carvão constituem uma das maiores fontes de riqueza da ilha.
A população maense está estimada em cerca de 6742 habitantes de acordo como recenseamento da população realizado em 2000 em Cabo Verde, com 46,6% de homens e 53,4% de mulheres. Sendo maioritária a população rural cerca de 4069 habitantes.
A densidade populacional, em média para a ilha é de 24,1 habitantes por Km. À semelhança do que se regista no país, a população da ilha é extremamente jovem em que cerca de 70% possui menos de trinta anos de idade.
Em relação à taxa de mortalidade registava-se nas décadas de 70-80 números bastante elevados devida a deficiente cobertura sanitária da Ilha, no entanto actualmente a situação inverteu-se sendo a taxa de mortalidade de apenas 3%.
Uma particularidade na sociedade da ilha do Maio é o facto de muitas mulheres desempenharem o papel de chefes de família. Povo marcado pela emigração, pela secura do seu chão e pela ardência do seu Sol. Povo cheio de humildade, marcado pela sua fé e religiosidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.