Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Algumas notícia recentes da ilha


Levity e Ferro Gaita abrilhantam festividades do Dia do Município da ilha do Maio

Autor : JMVFonte : Inforpress



Praia, 02 Set. (Inforpress) - Os grupos musicais Levity, da Holanda, e Ferro Gaita, da Praia, são as grandes atracções musicais das festividades do Dia do Município da Ilha do Maio e da Santa padroeira local, Nossa Senhora da Luz, que se assinala a 8 de Setembro.

Segundo o vereador da Cultura e Desportos, Fernando Jorge da Graça, caberá a esses dois conjuntos de renome internacional protagonizarem dois espectáculos de encerramento das comemorações do Dia do Município do Maio.

De acordo com a programação, a actuação das duas bandas cabo-verdianas está agendada para os dias 6 e 7, no Polivalente da Vila do Porto Inglês, onde, como anualmente acontece, se espera o maior enchente de sempre.


Em declarações à Inforpress, o responsável pela área cultural da Câmara Municipal do Maio adiantou que por esses dias a pacata ilha transformar-se-á numa Vila movimentada, uma vez que, além dos residentes, são esperados centenas de visitantes que se deslocam de outros pontos do país, sobretudo da ilha de Santiago.

Para o efeito, a autarquia promove um programa diversificado de animação cultural, musical e desportiva que, segundo explicou, poderá constituir para todos os maienses um momento de reflexão sobre a história e o destino da ilha.

As celebrações do Dia do Município começaram no passado dia 28 de Agosto, com actividades desportivas, envolvendo equipas dos diversos povoados. Neste mesmo dia, foi inaugurada uma feira cultural, que vai decorrer até esta quarta-feira e que conta com actuações de vários grupos musicais e de dança locais.



A anteceder o feriado municipal, está também a decorrer, desde o dia 30, uma sessão de “Todo o Maio Canta”, cujos vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira.A programação deste ano, que contempla ainda a eleição de “Miss Maio”, marcada para 4 de Setembro, prevê igualmente a realização de uma feira de gastronomia, de agropecuária e de artesanato.

MAIO: ASSEMBLEIA MUNICIPAL REUNIDA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

A Assembleia Municipal do Maio estará reunida numa sessão extraordinária, nos dias 7, 8 e 9 de Agosto, na Biblioteca Municipal.

Os deputados têm em agenda o empossamento de um deputado que esteve ausente no acto de investidura; organização e funcionamento da Assembleia Municipal; profissionalização do Secretário da Assembleia Municipal; apresentação, discussão e apreciação do relatório de actividades da Câmara Municipal para o ano económico 2008; apresentação, discussão e votação do orçamento rectificativo da Câmara Municipal para o ano económico 2008 bem como a Proposta de profissionalização dos vereadores.

De realçar que no período antes da ordem do dia, os deputados e os munícipes terão oportunidade de intervir para exporem as suas ideias e soluções para a resolução dos problemas que afectam a o município.

6-8-2008, 18:51:38
AR, Expresso das Ilhas
ILHA DO MAIO RECEBE INVESTIMENTO MILIONÁRIO


Salinas Beach Resort é o nome do projecto que promete revolucionar o turismo na ilha do Maio.

Esboçada pela Sociedade de Investimento e Gestão - SOGEI - o Salinas Beach Resort está orçado em cerca de três milhões de contos cabo-verdianos. A primeira pedra do empreendimento é lançada no próximo sábado, 26, pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

O empreendimento turístico vai ser implementado na Vila do Porto Inglês, localizada na costa Sul da Ilha do Maio, zona adjacente ao Porto.

Ao todo vão ser construídos cerca de 180 apartamentos T2 em blocos de 3 pisos; 16 moradias do tipo Duplex T2; 18 moradias do tipo Duplex T3 e 6 vivendas com piscina. Além disso vai ser erigido um edifício de serviços de 2 pisos com sete lojas, um minimercado, uma lavandaria, duas salas de reunião e um auditório. Constam ainda do projecto a construção de um ginásio, um campo de ténis, um beach club e um hotel de 32 quartos, um restaurante e uma piscina.


A infra-estrutura privada vai gerar entre 100 a 200 novos postos de trabalho directos, conforme uma nota da SOGEI chegada à nossa redacção.

De acordo com a empresa o impacto ambiental do projecto já foi devidamente aprovado pela Direcção-geral do Ambiente, por atender a todos os requisitos exigidos por aquele órgão.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra, que será presidida pelo primeiro-ministro, conta também com a presença do presidente da Câmara Municipal do Maio, do presidente do Conselho de Gerência da SOGEI, entre outras personalidades públicas.


15-7-2008, 17:25:18
NP, Expresso das Ilhas



PM inaugura estrada Figueira – Alcatraz, na ilha do Maio


Fonte : Inforpress

Praia, 26 Jun (Inforpress) - O Primeiro Ministro, José Maria Neves, preside na manhã de sábado, dia 28, à cerimónia de inauguração da estrada Figueira – Alcatraz, na ilha do Maio, apurou a Inforpress esta quinta-feira de fonte da Chefia do Governo.

Considerada uma obra estruturante para a ilha, a estrada que liga as localidades de Figueira a Alcatraz tem uma extensão de 9 km e foi reabilitada em asfalto com o financiamento do Governo e do Banco Mundial no montante de 330 mil e 458 contos.

Com o término desta infra-estrutura e a execução para breve do projecto Cascabulho–Pêro Vaz, ficará concluído o anel rodoviário da ilha do Maio.

De acordo com a mesma fonte, o Chefe do Governo efectuará, na ocasião,uma visita às obras recém – concluídas do aeroporto do Maio.



Aviões voltam a aterrar no Maio dez meses depois

Fonte : Inforpress


Praia, 06 Jun (Inforpress) - O aeródromo da ilha do Maio voltou a receber voos comerciais a partir desta sexta-feira, 10 meses após ter sido interditado pela Agência de Aviação Civil (AAC) para a realização de obras de correcção na pista.

O aeródromo foi encerrado por ordem da AAC em Agosto do ano passado, devido ao mau estado da pista.

No início de Maio, depois da realização das obras, foi feito uma primeira tentativa para reabrir o aeródromo mas AAC detectou algumas anomalias, nomeadamente a existência de obstáculos nas imediações da pista e ordenou a sua remoção e a realização de novos testes no final do mês. Um dos problemas era a existência de uma central betuminosa, usada para as obras, localizada a cerca de 45 metros da pista.

Na passada terça-feira, foi realizado mais um voo/teste por um avião do Cabo Verde Express, tendo no final o administrador da Empresa de Aeroportos e Segurança Aeroportuária (ASA), José Rodrigues, garantido que o aeroporto estava pronto para receber voos sem qualquer tipo de problema.

De acordo com o director de Marketing da TACV, António Socorro, a transportadora aérea nacional já programou três voos semanais para a ilha do Maio às segundas, quartas e sextas-feiras.

As obras realizadas no aeródromo do Maio incidiram, fundamentalmente, a nível da pista, mas envolveram também correcções no sistema de drenagem das águas pluviais e a remodelação do Serviço de Informação.

A pista foi alargada em 30 metros e 1,2 mil metros de cumprimento, para que pudesse receber os aviões ATR 42 e ATR 72.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.