Foi realizado no passado 16 e 17 de Maio o I Encontro de Estudantes Maenses em Portugal na conhecida cidade do conhecimento: Coimbra. Durante esses dois dias fantásticos foram realizadas várias actividades, como conferência/debate com o presidente da Câmara do Maio Manuel Ribeiro; na qual ele apresentou o Plano de Desenvolvimento Local e respondeu a várias questões colocadas pelos estudantes Maenses presentes sobre a actualidade, o isolamento da ilha, a saúde, o aumento da delinquência juvenil, a possível transferência da fábrica de cimento para Santiago, a diáspora, a educação, a integração dos recém- formados no mercado do trabalho, enfim… imensas foram as questões colocadas e as que ficaram por colocar ao nosso presidente… foi uma tarde inteira de debate, mas mesmo assim não chegou! O presidente respondeu às questões de forma tipicamente política.
A seguir tivemos um sarau cultural em que houve danças tradicionais, teatro, tocatina com músicas do Maio e relacionadas com a nossa ilha e lembrando a nossa morabeza.
Tivemos jogos entre estudantes do norte, centro e sul de Portugal, em que não interessou o resultado , mas sim aquela boa convivência desportiva entre nós.
Foi um encontro memorável em que se juntaram cerca de 80 estudantes maenses a debaterem os problemas e as perspectivas do desenvolvimento da nossa querida ilha. Um encontro com espírito de equipa, de amizade, de união, de solidariedade e é com esse espírito que aproveito para lançar a ideia de criarmos uma plataforma no sentido de analisar e reforçar as ideias do Plano Municipal do Desenvolvimento Local (Maio) apresentado pelo presidente, e também criar projectos, dar sugestões e colaborar para tentar encontrar soluções para os problemas. Precisamos manter esse espírito unido e juntar mais as nossas forças e os nossos talentos para o desenvolvimento do nosso Djarmai e mostrar que também o Maio pertence aquele arquipélago de Cabo Verde.
O encontro foi extremamente positivo. Digo um obrigado a Coimbra, ao presidente da Câmara do Maio, ao Samir Cruz Silva pela dedicação, ao grupo teatral Funteatro, à pensão Aviz, à cantina do Hospital e um muito especial para os 75 estudantes maenses que marcaram presença neste encontro.
Um grande abraço
José Maria Santos Duarte
Paixão
Creio que da organizacao falta ainda divulgar um "relatorio" artigo sobre a reuniao de Coimbra. E preciso envolvermos toda a comunidade estudantil maense fora, e nao somente restringir ao grupo residente em portugal. Anyway agradeco ao paixao pelo artigo "share" sobre a reuniao que a mim ainda e "oculta" e restrita.
ResponderEliminarComprimentos
Concordo com o Carlos. Ainda só ouvi que “nu passa sabe”, mas estou por saber detalhes dos assuntos discutidos sobre a ilha e as opiniões dos várious estudantes presentes nesse grande encontro. Alguém me disse que o encontro foi transmitido via internet mas inda não consigui encontrar o portal apropriado. Entretanto, gostaria muito de saber onde posso encontrar essa transmissão (se de facto ela existe), e também um relatório seria beneficiário para outras pessoas que não estiverem presentes. Outra vez meus parabéns á commissão de organização por esse esforço aplaudível, e sempre força e mais successo em tudo. Meus comprimentos
ResponderEliminar