Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

SDTIBM APRESENTA NOVOS PROJECTOS TURÍSTICOS PARA MAIO E BOAVISTA


Praia, 07 Maio - A Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio, SA (SDTIBM) apresenta, hoje, às 09h00, ao Governo os Planos de Ordenamento Turístico (POT) das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral (ZDTI) do Sul da Vila do Maio e de Santa Mónica, Ilha da Boa Vista. O acto terá lugar no Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade.

Recorde-se que os Planos têm por objectivo contribuir para a criação de projectos turísticos sustentáveis, em que a preservação da natureza, a integração e a manutenção de espaços, bem como a criação de uma nova imagem e destino, com a salvaguarda dos valores ecológicos, assumem lugar de destaque.

Neste contexto, os Planos de Ordenamento Turístico das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral de Santa Mónica e do Sul da Vila do Maio propõem a conservação das áreas sensíveis e de alto valor paisagístico, considerando-as como recursos estratégicos para a atracção turística. Enunciam uma série de regras de mitigação dos impactos ambientais susceptíveis de serem gerados por um conjunto tipificado de actividades.

Os Planos de Ordenamento Turístico prevêem ainda infra-estruturas públicas, nomeadamente as de circulação rodoviária, produção, transporte e distribuição de energia, produção, adução e distribuição de água potável, transporte e distribuição de água tratada, saneamento básico, recolha e tratamento de resíduos sólidos e telecomunicações. Quanto às redes e equipamentos “internos” de cada empreendimento, os Planos de Ordenamento Turístico enunciam os requisitos técnicos mínimos obrigatórios, deixando os traçados e as localizações ao critério dos promotores, a estabelecer em sede de Projectos de Ordenamento Detalhado. No que respeita ao dimensionamento das capacidades dos sistemas de infra-estruturas, os Planos de Ordenamento Turístico estabelecem, como indicadores de referência, os valores considerados mínimos para fazer face a picos de consumo no quadro da ocupação máxima das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral, indicando os critérios que permitiram apurar tais valores.

Os Planos de Ordenamento Turístico das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral de Chave e Morro de Areia, Ilha da Boa Vista, já foram aprovados pelo Governo, pelo que com a aprovação do Plano de Ordenamento Turístico da Zona de Desenvolvimento Turístico Integral de Santa Mónica fica completo o processo de planeamento do ordenamento turístico da ilha da Boa Vista.

O Plano de Ordenamento Turístico da Zona de Desenvolvimento Turístico Integral da Ribeira D. João, Ilha do Maio, está a ser concluído e será brevemente submetido à aprovação do Governo.

Em representação do Governo, vão estar presentes no encontro a Ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, o Ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, a Ministra da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território, Sara Lopes e o Ministro do Ambiente, Agricultura e Pescas, José Maria Veiga.

Notícia publicada em www.liberal.sapo.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.