Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CAMPANHA DE APADRINHAMENTO CONTRA O ABANDONO ESCOLAR


A Escola Secundária de Maio situa-se na Vila de Porto Inglês, ilha do Maio, República de Cabo Verde. Trata-se da única Escola Secundária da ilha, e entrou em funcionamento desde 1997, nesta altura com cerca de 500 alunos. No presente ano lectivo alberga, aproximadamente, 762 alunos, oriundos de todas as localidades, distribuídos por 24 turmas do 7º ao 12º anos, sob a responsabilidade de 40 professores. Todos os órgãos de gestão estão constituídos, sendo o Conselho Directivo formado por 6 elementos em que o Director de Serviço, nomeado em Agosto de 2006, é Margarida dos Reis Agues, professora de carreira, licenciada em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses. Para assegurar e prestar todos os serviços existem, ainda, 2 funcionários administrativos e 10 funcionários dos serviços gerais.


Desde a sua criação, a Escola Secundária funciona no espaço físico que pertencia à antiga Escola do Ensino Básico Complementar do Maio. Este espaço tem forma quadrangular, com cerca de 2500m2 de área e é protegido por uma vedação no interior do qual existem 8 salas de aula, um espaço onde funciona o serviço administrativo e a sala dos professores, um refeitório que foi adaptado para o funcionamento da biblioteca e da sala de informática, uma casa de banho para alunos, com dois compartimentos, sendo um para rapazes e outro para raparigas. Trata-se de um espaço pequeno e que tem trazido algum constrangimento, mas que, futuramente, poderá ser resolvido com a construção de uma nova escola.

Nos últimos três anos a Direcção desta Escola tem primado por uma boa relação com a comunidade, incentivando uma participação activa como parceira para que juntos possamos ter um ensino de qualidade e para todos. Este ano lectivo constatamos que o número de alunos com dificuldades aumentou significativamente e porque a maior parte dos mesmos é do interior da ilha, as dificuldades acresceram, pois esses alunos necessitam de transporte para se deslocarem diariamente. Tomando conhecimento desta situação a Direcção já fez um levantamento de alunos que concluíram o 6º ano de escolaridade e que não se matricularam no ensino secundário por falta de meios, todas as providências foram tomadas e neste momento já se encontram a estudar. No entanto as nossas limitações a nível de recursos financeiros nos impedem de concretizar todas as nossas aspirações, principalmente no que tange a dar continuidade em apoiar estes alunos. A Campanha de Apadrinhamento contra o Abandono Escolar que ora lançamos tem como objectivo garantir que os alunos com mais dificuldades tenham oportunidade de continuar os estudos na Escola Secundária e por conseguinte ajudá-los a garantir um futuro melhor. É neste sentido que estamos a convidar o (a) Senhor(a) para ser um dos padrinhos destes alunos que tanto necessitam do nosso apoio. Cada padrinho poderá ajudar na aquisição dos materiais escolares e para o transporte, caso o aluno for do interior da ilha.

Contando com a sua colaboração, aceite, antecipadamente, em nosso nome pessoal e do futuro afilhado os nossos sinceros agradecimentos.

COLABORE CONNOSCO! AS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRECISAM!


Com os melhores cumprimentos.




A Directora,

_________________

Margarida dos Reis Agues

Contactos:
ESCOLA SECUNDÁRIA DO MAIO
TEL: 255 14 15 /2551727 FAX: 255 14 98
E-MAIL: margaridaagues@yahoo.com.br

1 comentário:

  1. Em primeiro lugar, queria dar os parabéns à Sra Directora Margarida que, nesses últimos anos tem feito um grande trabalho na direcção da ESM. É uma excelente iniciativa essa de apadrinhamento, que servirá como um grande incentivo aos alunos com dificuldades em estudar, e coom isso, diminuir o drástico número de insucesso escolar que os jovens de e na ilha do Maio tem tido nos últimos anos.
    APROVEITO TAMBÉM AQUI PARA DEIXAR UM APELO A TODOS QUE TEM CONDIÇÕES DE AJUDAR QUE O FAÇA, POIS ESTARÁ A CONTRIBUIR PARA O FUTURO DA NOSSA ILHA!!!!

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.