Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

sábado, 4 de outubro de 2008

"QUEM CALA CONSENTE"

A ilha do Maio foi condenada ao abandono e ao isolamento e é preciso apurar as responsabilidades.

Não há dúvidas nenhuma de que os principais responsáveis por esta situação de profundo desrespeito e falta de consideração para com o povo maense são os governantes do país e da ilha.

O governo já demonstrou claramente o seu total desinteresse pela ilha do Maio e pelos maenses. Agora apareceram a dizer que "chegou a vez da ilha do Maio", mas na verdade não fazem mais do que servir os interesses dos seus amigos empresários.

Durante todo esse tempo esqueceram completamente da ilha do Maio. Aliás, num país com dois grandes partidos que demonstram claramente estratégias eleitoralistas, uma pequena ilha com cerca de 3800 eleitores num total de 260 mil a nível nacional, menos de 1,5%, está condenada ao abandono.

Ademais, sendo Maio uma ilha tradicionalmente ventoinha, onde o MPD tem praticamente vitória garantida, o interesse do PAICV torna-se ainda menor.

Para agravar ainda mais esta situação, temos uma equipa do MPD na Câmara Municipal. Aliás, já por muitas vezes se queixaram da falta de colaboração do governo.

Mas só isto não explica esse desinteresse. Boavista também é tradicionalmente ventoinha, tem menos eleitores do que a ilha do Maio e também tem uma Câmara de MPD.

A grande diferença é que Boavista tem pessoas a puxar pelos interesses da ilha.

Os maenses elegeram dois deputados nacionais para defender os interesses da ilha e do povo. A única que aparece de vez em quando a dizer algo é a deputada eleito pelo MPD Joana Rosa. Onde está o deputado eleito pelo PAICV? O quê que ele tem feito enquanto representante dos maenses no palácio da Assembleia Nacional Popular? As pessoas têm que ter responsabilidades!

Mas esta situação não é nova. Apenas mudaram as circunstâncias e, consequentemente, os personagens.

Os deputados são eleitos para defender os interesses do povo e não os interesses pessoais e as cores partidárias. As pessoas deviam ter vergonha de depois de serem eleitas cruzarem as mão e ficarem á espera do dinheirinho do povo.

Enquanto nós os maenses não nos apercebermos de que os interesses da ilha estão acima dos interesses partidários não vamos a lado nenhum.

É preciso despir a camisola dos partidos políticos e vestir a camisola do povo maense. Se quisermos ir para frente o nosso partido tem que ser Djarmai.

Fica aqui ainda uma última palavra aos meio de comunicação social, principalmente a televisão, que tem dado o seu consentimento á esta situação. Em Cabo Verde tudo é notícia mas apenas se passar na Praia, S. Vicente e Sal. É vergonhoso ver as notícias que apresentam, muitas até são manchetes, enquanto centenas de maenses passam horas em cima do cais á espera para se embarcarem em condições desumanas para o seu destino. Já é tempo de aprenderem a fazer jornalismo.

"Quem cala consente"

Samir Agues da Cruz Silva

1 comentário:

  1. Sim senhor Samir... falou muito bem... de certeza que não falta nada a acrescentar, pelo menos no que se toca aos aspectos negativos... mas pergunto nao tem nada de positivo para se comentar?? atenção!!!(estou apenas a pergunta).
    No entanto tambem digo, se a nossa querida Djarmai está nesta situação deve se tambem a culpa a todos nós,povos maenses, que aceitamos tudo sem pestanejar, ou seja deixamos estar, que a proxima será melhor, pena que a tal proxima parece nunca chegar... por isso congratulo pelas suas palavras...

    Anete Agues

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.