Praia, 11 Mai (Inforpress) - A Festa de Nossa Senhora de Fátima, na ilha do Maio, que habitualmente se realiza no dia 13, foi adiada a pedido da população, por motivos religiosos.
De acordo com informações apuradas pela Inforpress, a população maiense pediu aos organizadores da festa, que as actividades alusivas ao dia 13 fossem adiadas no sentido de haver mais envolvimento dos munícipes na cerimónia religiosa.
Conforme explicou o padre Crisogono Amanze esse adiamento tem a ver com o problema pastoral.
“Os cantores da igreja da localidade do Morro são estudantes e os juízes são trabalhadores e não poderiam estar presentes por ser uma quarta-feira. Então em consenso com a população adiamos para sábado, 16, para que todos possam participar na procissão e na missa, os momentos mais importantes da festa”, frisou.
Entretanto, as actividades comemorativas iniciaram desde semana passada com um programa desportivo, envolvendo torneios de futebol e de futsal não federados.
O início das actividades culturais e religiosas é na terça-feira, 12, com a missa (normal) de Nossa Senhora de Fátima, e a tradicional “Kutchida” na casa da juíza da festa, no dia 14 de Maio.
Culmina com final dos torneiros de futebol e futsal, almoço e bailes convívio e missa seguida de procissão, no dia 16, aponta Mário Tavares, coordenador do centro cultural de Maio.
A comissão organizadora garante que vai contar com um apoio financeiro solicitado à Câmara Municipal que respondeu favoravelmente.
AR
Inforpress/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário
Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.