Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O aumento de Estudantes "Emigrantes" maienses‏


O desenvolvimento da ilha do Maio é vista sempre numa óptica socio-económica, em que se valoriza os investimentos turísticos, o aumento dos turistas, o desemprego, a falta de empreendedorismo, a melhoria das condições sanitárias da ilha, a melhoria do ensino, enfim podiamos passar o tempo todo a discutir e a enumerar o que é preciso para uma região se desenvolver.

Longe de mim criticar e desvalorizar estas variáveis, que têm realmente a sua importância, mas senti a necessidade de introduzir um facto relevante, que considero ser sintomático do desenvolvimento da ilha do Maio: o aumento do número de estudantes universitários a estudar fora da ilha.

Podem dizer-me que sim senhor, mas a ilha do Maio tem alguns muitos e bons quadros superiores, sim concordo, mas nunca houve, tal como hoje há, uma perspectiva futura crescente destes quadros. Também podem perguntar como é que um aumento de estudantes maienses no estrangeiro pode contribuir para o desenvolvimento da ilha do Maio. Na minha opinião contribui muito!

Há 6 anos podia contar com os dedos da minha palma o número de estudantes maienses que estudavam em Portugal. Apesar de não ter uma estatística que explique esse facto, o número de jovens que saíram da ilha do Maio para estudar fora aumentou e muito, e se juntarmos todos os estudantes de Portugal ao número de estudantes crescente em países como o Brasil, Canárias, Marrocos, Argélia e Macau, e aos, não menos importantes, estudantes que estudam nas Cidades da Praia e do Mindelo, Cabo Verde, podemos constatar que, realmente, a ilha terá no futuro um número elevado de quadros superiores em Cabo Verde.

O aumento de quadros superiores maienses aumenta a capacidade de decisão, de argumentação, de opinião e de pensamento já existentes em Cabo Verde. Ao juntarmos estes quadros aos já existentes em Cabo Verde, penso que chegou o momento de uma viragem da ilha, chegou a hora de sermos mais optimistas e mais solidários com a nossa ilha.

Há pessoas mais pessimistas que podem dizer que para uma ilha que não gera tantos empregos para tantos jovens, estes estariam condenados ao desemprego. É verdade que agora aumentará a concorrência, mas ela não faz, nem nunca fez mal a ninguém, faz parte da evolução natural de um jovem qualificado. A ilha do Maio precisa de pessoas empreendedoras e ambiciosas e acredito que estas são as características desta geração de jovens. Acredito sinceramente que estes jovens tem como objectivo usarem as suas capacidades para ajudarem na qualificação e na inovação da ilha e em dedicarem o máximo de empenho às actividades de organização, administração e execução das actividades para o desenvolvimento da ilha do Maio.

Para que a ilha do Maio possa tirar proveito desta nova realidade, também é preciso força de vontade e um preceito na cabeça destes jovens: Estudo para um dia poder ter a capacidade de ajudar a minha terra!!!

Obrigado à todos e espero que continuem a transmitir a vossa opinião neste excelente site http://vozdidjarmai.blogspot.com/

Um bem haja a todos e um abraço do tamanho da ilha do Maio,

Vandrelei Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.