Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ESTRELA NEGRA “ATACA” NA ANTIGA ILHA DOS CORSÁRIOS


Tem sido quase esquecida pelo Governo, que praticamente a tem “riscado” do mapa do arquipélago. Os maienses e a autarquia queixam-se. De súbito, Governo e PAICV “acordam” e descobrem que, afinal, a ilha do Maio existe: começam obras e os deputados abalam a visitar a ilha. Na agenda já conhecida parece faltar uma questão para a qual Maio tem muitas perguntas a fazer: a cimenteira. Por que razão, Maio (que tem a matéria prima) está a ser preterida por Santa Cruz (que a não tem)?

Certamente com indicadores que lhe dão conta de que na ilha do Maio o PAICV corre o risco de se tornar “inexistente”, a estrela negra parece acordar para a ilha da grande salina. Depois de ontem ter sido assinado com o consórcio Monte Adriano/Empreitel Figueiredo o contrato de construção da estrada Cascabulho/Pedro Vaz, orçada em 365 mil contos, integrada no pacote das estradas rurais, financiado em cerca de quatro milhões de contos pelo Governo de Portugal (com uma extensão de 7 km e duas faixas de rodagens asfaltadas, com 3,5m de largura cada), os seus deputados preparam as malas para uma visita em força àquela que foi coito dos corsários que, nestes mares, acossavam armadas portuguesas e espanholas.

A abalada até ao Maio, para uma visita de três dias, está marcada para dia 18, começando por fazer uma “visita de cortesia” ao presidente da Câmara Manuel Ribeiro. Nessa tarde, terão uma jornada temática subordinada ao tema “Estratégias de Desenvolvimento do Turismo na Ilha (… a estrada Cascabulho/Pedro Vaz é fundamental para o desenvolvimento do turismo), seguindo-se a apresentação do projecto de Lei de Revisão Constitucional do PAICV, à espera de debate na Assembleia Nacional.

O dia seguinte será passado em deambulações pelas localidades de Santo António, Praia Gonçalo, Pedro Vaz, Alcatraz/Pilão Cão, Ribeira D. João, Figueira e Barreiro, da parte da manhã; e na parte da tarde por Cascabulho, Morrinho/Dunas de Areia, Centro Zootécnico de Calheta, Calheta e Morro. Ao fim da tarde, uma inauguração: do Centro da Juventude.

No último dia, 20, os deputados visitam serviços desconcentrados e obras em execução: designadamente, Tribunal de Comarca do Maio, Escola Secundária, Centro de Saúde (em construção), a Delegação Aduaneira (também em construção), além do Porto do Maio, Bela Vista e a expansão de Ponta Preta.

Liberal sabe que os serviços parlamentares de apoio estão a preparar com todos os cuidados esta visita, estando já feita a marcação de reserva de hotel, reserva de bilhetes de avião e disponibilizadas as respectivas ajudas de custo: 2,5 dias, por inteiro, um total de 25 mil escudos.

Notícia publicada em http://liberal.sapo.cv

2 comentários:

  1. A notícia não deixa de ser boa. A final visita de trabalho de deputados a Djarmai é sempre novidade. Espero é que a visita sirva de facto para se inteirarem da situação de Djarmai. Esta é uma boa oportunidade dos maenses (os que lá estão) manifestarem o seu desagrado sobre algumas questões. O assunto "cimenteira" ´apenas uma de várias. è preciso colocar este assunto na agenda dos politicos, é preciso colocar djarmai na agenda dos politico...

    ResponderEliminar
  2. Oi pessoal !
    Com a campanha eleitoral à porta é natural que se lembrem da ilha esquecida , porque afinal Cabo - Verde tem dez ilhas dais quais a do Maio também faz parte . Já é um bom sinal de esperança para os maenses , antes tarde que nunca ! Continuem lutando para que a ilha permaneça no mapa . Com a comitiva atrás , o LIBERAL e o Blogger :Voz di Djarmai dando as notícias em primeira mão é claro que a ilha fica logo no mapa e na agenda dos políticos . Boa sorte para todos os maenses .

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.