Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Navio “Porto Grande” que faz ligação Praia/Maio espera de subsídio do Governo


Para ajudar a resolver o problema de ligação marítima de e para o Maio, já está na rota o navio "Porto Grande". Uma embarcação mista com capacidade para transportar passageiros e cargas. Em declarações à imprensa, o sócio - armador do "Porto Grande", João Santos, disse que a colocação do navio na linha Praia - Maio vem responder um pedido dos maienses e do autarca local.

Santos afirma que o grupo procura dar todo o apoio à ilha do Maio, mas tem "a necessidade de viabilizar o navio a fim de minimizar os custos, pois, como se sabe, a linha marítima Praia/Maio/Praia não é rentável e, por isso, estamos à espera de um apoio do governo e das instituições locais", disse o armador adiantando que o presidente da Câmara Municipal do Maio ficou de abordar a questão de subsidio com o Ministério das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações.

Por seu turno, o edil maiense, Manuel Ribeiro, concorda que o estado deve assumir o ónus da insularidade do país. Ribeiro disse que nos últimos dias vem tentando abordar com o governo a questão de atribuição de subsídio para o navio Porto Grande, mas ainda sem sucesso.

"Já lá vão alguns dias que estou a tentar falar com os assessores do sr. ministro das Infra-estruturas e Transportes, Cláudio Duarte e José Borges, mas infelizmente até agora não foi possível", disse Manuel Ribeiro. O autarca avançou que vai continuar com a tentativa "sobretudo para manifestar a posição da Câmara Municipal, visto ser um assunto de certa urgência, já que os custos operacionais são elevadíssimos e é necessário um subsidio para garantir a permanência do ‘Porto Grande' na linha Praia/Maio/Praia".

Em declarações ao Jornal da Noite da RCV, ontem, o Ministro das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, disse que tem conhecimento do navio que está a fazer a ligação Praia/Maio e mostrou-se aberto para atribuir subsidio ao "Porto Grande" com o intuito de segurar essa ligação marítima.

"Recebi com muito agrado a notícia que o navio que estava em reparação em São Vicente ia ocupar da ligação Praia-Maio-Praia e o governo está claramente aberto a atribuir subsídio", afirmou Manuel Inocêncio Sousa.

Por outro lado, o sócio - armador do navio "Porto Grande", João Santos, adiantou que tem em reparação uma outra embarcação que poderá ficar na linha Brava/ Fogo/ Praia. De acordo com Santos deverá estar disponível para iniciar viagem no mês de Junho próximo, mas, neste momento, está em contacto com o presidente da Câmara Municipal da Brava para ver as condições. "A nossa intenção é colocar o navio na Brava, ou seja, fica a dormir na ilha e sai para o Fogo e a cidade da Praia" concluiu.

15-4-2009, 10:20:22
FS, Expresso das Ilhas

1 comentário:

  1. Até que enfim!!!!
    Esperemos que o subsídio do governo não demore e que desta vez seja para durar...
    Os maenses bem merecem.

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.