Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A Ilha do Maio Existe? - Carta aberta aos Exmos. Senhores Directores do “Liberal Online” e da “A Semana Online”.

Exmos. Srs. Directores da “A semana Online” e do “Liberal Online”,

Esta carta poderia perfeitamente ter sido dirigida a todos os órgãos de comunicação social de Cabo Verde, pois,a vossa generalizada indiferença e o vosso total desprezo pela ilha do Maio e por tudo aquilo que acontece e/ou não acontece em Djarmai causa-me a mim, e creio que a todos os maenses, um sentimento de grande indignação.

Contudo, apesar dessa minha indignação e da minha incapacidade de entender e, sobretudo, de aceitar esta discriminação que, aliás, é também praticada na generalidade dos serviços prestados em Cabo Verde e muitas vezes em serviços públicos e por organismos e agentes públicos, mais não posso fazer senão levantar a minha voz de protesto. Pelo menos no que diz respeito aos órgãos que Vossas Excelências dirigem cabe aos Senhores decidirem e o máximo que posso fazer é lamentar tais decisões.

Mas a razão principal que me levou a endereçar esta missiva á Vossas Excelências, embora esteja dalguma forma ligada ao referido anteriormente, é muito mais repugnante.

Quando cheguei a Coimbra em 2004, na primeira conversa que tive com o meu tutor de curso disse-lhe que eu era da ilha do Maio e ele disse-me que nunca tinha ouvido falar de Djarmai, algo que poderia perfeitamente ser normal não fosse o facto de ele ter acrescentado que já tinha ouvido de todas as outras ilhas, Santa Luzia inclusive, menos Maio. Mas, enfim, nada de extraordinário. O que é certo é que a partir daquele momento ele passou a saber que em Cabo Verde existia uma ilha chamada Maio.

Na semana passada, um colega meu, português, veio ter comigo e disse-me que lhe tinha mentido que quando lhe disse que era da ilha do Maio. E eu, atónito, perguntei-lhe como assim! Foi então que, mais uma vez para meu espanto, ele disse-me que em Cabo Verde não existe nenhuma ilha chamada Maio.

(Á esta altura os senhores devem estar a perguntar o quê que os senhores e os vossos “jornais online” tem a ver com isso. Já vão perceber.)

Certo daquilo que me ia dizendo, prosseguiu o meu colega a explicar-me o que tinha sucedido. É que por alguma razão qualquer, ele queria algumas informações sobre algo que se tinha passado em Cabo Verde, e eu próprio indiquei-lhe os vossos sítios para retirar mais informações. “Talmazora”. Não é que o meu amigo foi descobrir que, segundo as vossas informações, Cabo Verde tem apenas 8 ilhas!

É obvio que eu desfiz o mal entendido e ele agora já não duvida da existência da ilha do Maio. Mas depois fui confirmar as informações que o tinha induzido em erro e constatei que afinal era muito mais grave.

“Liberal” no seu site apresenta na página inicial um bonito esquema com “as 8 ilhas de Cabo Verde” onde cada ilha vem acompanhada duma bela imagem e Maio, obviamente, não aparece. Mas “Liberal” sabe que Djarmai existe, só mantém-no escondido na “sanzala”, longe do olhar do mundo. Se procurarmos nos “Dossiers” do “Liberal” lá encontraremos a ilha do Maio, com ar muito triste e se imagem nenhuma. E eu pergunto: Porquê?

Numa das suas raríssimas notícias sobre a ilha do Maio “Liberal” denominou Maio como “a ilha enteada”, dado á forma como o governo tem tratado a ilha. Pois, aproveitando a deixa do “Liberal” eu diria que, para “Liberal” Maio é uma espécie de filho bastardo (perdoem os maense) de Cabo Verde, que apesar de “Liberal” conhecer faz questão de esconder do mundo.

Já “A Semana” parece mesmo desconhecer a tal “filho bastardo”. Aliás, “A Semana” revela um fraco conhecimento da geografia de Cabo Verde. Na sua secção denominada “ilhas” “A Semana” apresenta a sua versão das “8 ilhas de Cabo Verde”, com uma agravante. Segundo “A Semana”, em Cabo Verde existem 8 ilhas, a saber: Ribeira Grande de Santiago, Brava, São Vicente, São Nicolau, Fogo, Sal, Santo Antão e Santiago. Boa Vista? Maio? Que ilhas são estas? Isto para não falar de Santa Luzia. Mas, Ribeira Grande de Santiago foi elevado á categoria de Concelho ou de ilha?

Exmos. Srs. Directores,

Que os órgãos que os Srs. Dirigem não se interessem pela ilha do Maio, isto os maenses, embora indignados, não Vos pode exigir e pouco temos a fazer. Mas esta discriminação e desrespeito que os Senhores e os Orgãos que os Senhores estão a ter para com Djarmai, para com os Maenses, nós não podemos continuar a admitir.

Não peço igualdade de tratamento porque ao que parece é pedir muito, mas pelo menos uma coisa acho que a ilha do Maio e os Maenses merecem: Respeito. E é so isso que peço: Respeito.



Samir Agues da Cruz Silva

9 comentários:

  1. Samir mim sta extremamemt diacord bu kó, pq de facto comunicaçao social C verdiana ta eskisse di nós. so pelo facto di no ser mas amavel. ka ta reevindica. ka ta grita. ka ta faze barudjo. odja si um camara di TCV visita nhos ilha 4 vezes por ano pa ses actividade é tcheu. e sempre es ta coloca entrave na ses dislocaçao, mim djam cansa di solicita equipa di jornalistas pa es terra, sempre tem entrave pa es ilha. ate ki sta na eskissiment. odja mim ta lembra na brava na um altura di campeonato nacional es ka dexado entra na estadio. na Maio é kela ki meste fazed. ka dexas faze imagens di ultima hora.

    ta dadu jogo, di kuase tud ilha na Desport Caboverdiano na TCV, e di maio, as vezes nem resultad ka ta dadu. mim djam cansa di meti kes questao na Assembleia di Federaçao.

    mim ta manda resultad di campeonat di maio pa tud orgoes di comunicaçao social. nhos perguntam na kal des ki ta sei. nenhum. é triste.


    CHtavares

    ResponderEliminar
  2. Tens todo o meu apoio Samir!

    Realmente não tinha reparado neste facto. Endereçaste a tua carta aos respectivos jornais? Seria bom que as enviasses, assim eles vão corrigir este erro gravíssimo. Acredito que tanto o Liberal como o Asemana, não fizeram por maldade e está a tempo de eles corrigirem, caso contrário, estão a prestar um mau serviço.

    É meio chato mas acontece!
    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  3. Kel kuza na kes jornal online djam notaba el dja temp, até mesme nstive ta conversá ku um pessoa sobre kel assunt lá. Mai y um ilha completament ignorad pa communicação social, y não só, y kili é um fenómeno ku anos tem ku mudal pmd sinão gerasan ta sai gerasan ta entrá i kuzas soment ta piorá si nu ka papia i ixizi respet. i respet i nos DIREIT como ser humane.
    simplesmente lamentável...

    ResponderEliminar
  4. Completamente solidário com vocês!

    Os panfletos, auto-denominados jornais, que os cabo-verdianos têm são uma tristeza, uma vergonha.

    No entanto, espero que a vossa reivindicação chegue a bom porto.

    ResponderEliminar
  5. mais trist i mais lamentavel d td e k eles ja nau fazem isso deliberadamente (ja sai naturalment).. parce k foi assim k aprenderam ou sekalhar inventaram um mapa mundo em k a ilha d Maio desapareceu.. kada vez vai piorar akrditem em mim.. e p isso i por mais k nau douo muito kredito a esses "pseudos-jornalistas" k fazem um trabalh jornalistik sem rigor i sem profissionalismo..
    para esses jornais, infelizment maio e o "patinho-feio" d país.. antes defarçavam agr nem isso.. ja esta tao klaro para k tda gent possa..

    saudaçoes
    EA

    ResponderEliminar
  6. Ami npapia mandad boca pamod politica ka ta entra na kes kestao li ai si ta entraba. Sr. JMN e si governo nhos sta odja te ki ponto kuzas dja bai? Nem Ilha, pelo menos as poba um figura. Foça Samir.
    Jailson Frederico

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. é simplesmente triste e lamentável.
    kant n´odja kel facto li nfika indignada. simplesment nu sumi de mapa de mund e nu dexa de existe. pa es nós é ka nada. nu tem k ta luta pa rspect k ja nu ka sta dad e orgulha de ser maense.

    Telma Spencer

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.