Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

domingo, 23 de janeiro de 2011

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS: EM QUEM VOTAR?

Aproxima-se 6 de Fevereiro, data das eleições legislativas em Cabo Verde, e os partidos políticos estão nas suas batalhas com os seus discursos tentando convencer o eleitorado. Os dois partidos (MPD e PAICV) que já governaram o país 10 anos cada, têm os seus Slogans: «Mesti Muda» e « Mesti Manti».
O MPD foi julgado há 10 anos e foi condenado a 10 anos na oposição, e muito bem, agora quem está a ser julgado é o PAICV… e este partido falhou imenso no que diz respeito a igualdade e a coesão social.
Maio é a ilha que mais sofreu com as desigualdades em Cabo Verde durante esses 10 anos. Este governo fez 17 liceus em Cabo Verde mas não fez nenhum no Maio, e os alunos ficaram numa situação muito precária, fez vários hospitais em Cabo Verde mas no Maio fez um Centro de Saúde, que devia ter sido feito em 18 meses mas foi concluído em 5 anos e curiosamente foi inaugurado na época de pré campanha, o que me faz pensar que foi uma estratégia eleitoral.
Este governo de JMN criou uma Sociedade de Desenvolvimento Turístico nas Ilhas de Boavista e Maio (SDTIBM), com o objectivo de agir em várias frentes: gestão, planeamento, licenciamento, fiscalização, execução e transacção dos terrenos integrados nas Zonas Turísticas Especiais das Ilhas de Boa Vista e Maio, sendo responsável pela instalação, gestão e exploração de infra-estruturas, equipamentos e serviços que sirvam as aludidas zonas e o desenvolvimento harmonioso e sustentável em todo o território das referidas ilhas. Sendo que nesta sociedade o governo tem 51%, Boavista 35% e Maio o que resta:14%,  e enquanto Boa Vista tem aeroporto internacional  e infra-estruturas adequadas para o turismo, o Maio nada.
Maio tem 95% de matéria-prima para o fabrico de cimento, no entanto este governo de JMN quer transferir essas matérias-primas para ilha do Santiago (que injustiça), e fico triste em saber que há pessoas do Maio, sobretudo deputados municipais, que apoiam esta decisão com a justificação de que danifica o nosso turismo.
Agora eu pergunto: Onde esta o turismo? Onde estão as infra-estruturas? Ou será que a SDTBM beneficia mais a Ilha da Boa Vista do que a do Maio? Sendo assim ficamos sem a nossa cimenteira e sem nosso turism… Não vejo razões nenhumas para votar no PAICV, mas também não tenho grandes razões para votar no MPD, porque também esteve 10 anos no poder e não fez grandes coisas pelo Maio.
Esse governo deixou o Maio sempre para trás e convém realçar que o Maio tem um Presidente da Câmara que é do MPD e que está lá há já 15 anos e que podia fazer muito mais por aquela ilha. Vou exercer o meu direito de voto como cidadão, mas vou votar em branco porque nenhum desses partidos me agrada.
Sou a favor do “Mesti Muda”, mas isso não quer dizer que tem necessariamente que mudar de PAICV para o MPD, ou mudar de JMN para CV. Pode até manter-se o partido ou o primeiro-ministro mas tem que se mudar a mentalidade, a forma de governar e sobretudo a visão para com o nosso DJARMAI. Mudar para que vejam a Ilha do Maio de modo diferente, para podermos ter as mesmas oportunidades que o resto das ilhas, para que não corramos o risco de ficar um mês sem bens de 1ª necessidade, como aconteceu no ano passado com a “farinha de trigo”, para que deixemos de viver no isolamento.
 

José Maria Santos Duarte (Paixão Di Maio)

6 comentários:

  1. Paixao ami nsta totamenti diakordo ko bo,mas na nha opiniom bo devia de reclama directamenti pa Presidenti de CMM já ki é el ki sa representa a tudo Maense, e é um vergonha pa um presidente de Camera tem kel comportamento la e ka kuida de se imagem e ka fasi nada pa se ilha e se povo, povo ki vota na el,Presidenti de CMM é MPD e nos tudo sabi ma nada el ka fasi, na es kaso kem ki bo ta fla MESTI MUDA?

    Pensa nisso...

    ResponderEliminar
  2. Parabens pa es artig. Nes dilema entri "MANTI" i "MUDA",bu skudji ABSTE.E un direit bosa i ningen dive kundeno-b.

    Abrasu d Olisantu

    ResponderEliminar
  3. Boas, JMD

    Em ta aproveita pam felicitau pa artigo, principalmente pa ideias transmitide.

    Em ta aproveita pam acrescenta uns pontos.

    Nes eleição legislativa, tem vários questão pa ser analisado , e tudo na maioria ta depende di cada situação...

    Es e dois canditados, que djá passa pa cargo de ministro, e djas tive mesmo tempo de governação e na tempos diferentes.

    Relativamente a nos ilha, principalmente pa população residente, nu ka pode limita a pensa ma eleição li, é só pa scodji 1º ministro.

    É importante relembra ma na circulo ileitoral di Maio , nu tem 2 deputados pa elege...
    Ou seja 2 deputados, pa ba representa Maio perante Cabo Verde...

    Hora ki nu vota na Partido A ou B, nu esta escodji directamente nos representade , e é es pessoa ki ta leba e ta retrata “tudo” nos situação pa Assembleia Nacional.


    Na nha opinião pessoal, ainda nu ka tem um deputado “asério” …
    Deputados elegede ate a data di hoje ka tem tido , nenhum influencia pa politica praticado pa Maio, quer por parte di Governo, quer por parte di Camara.

    E nha esperança, é ki des bez algo pode ser diferente , e pa kela População Maense, (residente na Maio), pode faze diferença ( voto e pressão)...

    Nu sta meste deputados influente, persistente, etc... e pa resumil ( “Deputado ki ka tem medo di papia e agi”)




    Dery Spencer

    ResponderEliminar
  4. Burocracia política é um kuza mut difícil di muda especialment hora ku bu sta lida ku um país muda CV nandé ku fanatísmo político é lebad á extreme. “Simpatia” pa um cert partid ta leband a cegueira perant present realidade e mesm a “diskise” passad…ma pront.

    Nta concorda plenament ku bo i tambem fla ma nha vot ta ser em brank. Cor partidária apenas sta atrassa nos ilha nandé kul sta só ta causa puxa sac e inimizade, i na kes condições li ka podé existi desenvolviment sustentavél. Mai ka mesté partids políticos, al sta mesté Maieses ku sta dispost a dá sis 100% pa si desenvolviment, ka só pa manda boca (embora kela ot hora e necessário) ma pa AGI, bu podé ser partid ku é ma come Maiense, nos terra sta mesté pa nu ser realistas, activistas e um instrument eficaz pa mudança radical.

    ResponderEliminar
  5. Burocracia política é um kuza mut difícil di muda especialment hora ku bu sta lida ku um país muda CV nandé ku fanatísmo político é lebad á extreme. “Simpatia”pa um cert partid ta leband a cegueira perant present realidade e mesm a “diskise” passad…ma pront.
    Nta concorda plenament ku bo i tambem fla ma nha vot ta ser em brank. Cor partidária apenas sta atrassa nos ilha nandé kul sta só ta causa puxa sac e inimizade, i na kes condições li ka podé existi desenvolviment sustentavél. Mai ka mesté partids políticos, al sta mesté Maieses ku sta dispost a dá sis 100% pa si desenvolviment, ka só pa manda boca (embora kela ot hora e necessário) ma pa AGI, bu podé ser partid ku é ma come Maiense, nos terra sta mesté pa nu ser realistas, activistas e um instrument eficaz pa mudança radical.

    ResponderEliminar
  6. aaaaah sim nha parenta di nos djarmae e triste mas deus sta odja tude ... seja feita ses vontade

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.