Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CENTRAL DO MAIO: AVARIA NA ELECTRA REPARADA APENAS PARCIALMENTE


Desde a manhã de quarta-feira que a ilha se encontrava sem energia eléctrica. Ao fim de quatro dias de apagão fez-se luz… mas só para uma parte da ilha. Cerca de metade da ilha continua sem receber electricidade e, segundo informação obtida esta manhã por Liberal, “vai ser necessário importar peças para resolver o problema”. Ou seja, não é possível neste momento prever quando é que a situação ficará normalizada na ilha da salina

Porto Inglês, 15 Dezembro – A grave avaria no gerador da ELECTRA em Porto Inglês só ontem foi parcialmente reparada por técnicas da empresa que na tarde de sexta-feira chegaram à ilha do Maio. Desde a manhã de quarta-feira que a ilha se encontrava sem energia eléctrica. Ao fim de quatro dias de apagão fez-se luz… mas só para uma parte da ilha. Cerca de metade da ilha continua sem receber electricidade e, segundo informação obtida esta manhã por Liberal, “vai ser necessário importar peças para resolver o problema”. Ou seja, não é possível neste momento prever quando é que a situação ficará normalizada na ilha da salina.

Recorde-se que a Câmara de Porto Inglês, através do seu presidente, Manuel Jorge Ribeiro, há muito que vinha alertando a Direcção Geral de Energia e a Administração da ELECTRA para os riscos que advinham para o Maio da circunstância da empresa só ter um único gerador a funcionar na ilha. Liberal fez-se eco desse alerta. Tida como a “ilha enteada”, os alertas dali vindos caíram em saco roto. A empresa prometeu reforçar a capacidade de produção com um grupo de geradores a instalar até ao fim do ano (estamos a 15 de Dezembro…). Parece que, finalmente, estão a ser tomadas medidas. Tarde e a más horas.

O “esquecimento” a que a ilha de Maio tem sido votado pelo Governo e organismos estatais de Cabo Verde revolta cada vez mais os maienses que recusam o estatuto de “enteados”. E apontam o dedo a condenáveis discriminações de que se consideram alvo por parte do Poder Político. São os transportes marítimos, é a cimenteira, é a energia eléctrica… E dizem: “basta!”

Noticia Publicada em http://liberal.sapo.cv

3 comentários:

  1. Estamos a 10 dias do Natal...
    Ao que tudo indica os Maenses vão passar o Natal ás escuras.
    O que mais me impressiona é a capacidade dos maenses, principalmente daqueles que estão na ilha e que estão a sofrer directamente as consequencias, em suportar tudo isto sem manifestar o seu descontentamento.
    O povo aceita como sendo normal o que se está a passar.
    Na ilha Brava houve manifestações para impedir o desembarque de geradores velhos e o problema foi resolvido.
    Nós continuamos com este espirito conformista á espera da "boa vontade" dos outros.
    Korda Djarmai!!!!!

    ResponderEliminar
  2. A competencia dos medicos e servicos de saude em geral



    Orgao do ministerio de sauade na Ilha do Maio devera chamar governo atensao colocar problemas e risicos de doencas que poderao surgir porcausa dos produtos alimentares posto nas geleiras e frigorifos principalmente nas criancas tais como:

    Carne peixes mariscos leite etc.

    Antonio Martins

    ResponderEliminar
  3. Ami é ka de maio mas gosi djarmai é di meu!!! djam tem seguido noticias de djarmai na blog me fica satisfeito. pamd fica ta sabi txeu kusas sobri ilha de nha mudjer e nha filha!!! é um projecto bonito xeio criatividadi djam mcre da nha contribuição....

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.