quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Djarmai rei das noticias!!!.... por 24 horas!!
Muito se tem falado, aqui e noutros espaços, sobre o total esquecimento, abandono e isolamento que a ilha do Maio tem sido sujeita nos últimos anos.
A ilha foi completamente desprezada pelos governantes, que teimam em ignorar os problemas da ilha, e que muito contribuíram e continuam a contribuir para o seu isolamento.
Por outro lado a comunicação social deu o seu aval á esta actuação dos regentes, ignorando quase por completo aquilo que se está a passar na ilha.
Primeiramente, a ilha esteve quase um ano com o aeródromo encerado e, pior do que isso, sem alternativas de transporte, e a comunicação praticamente só noticiou o enceramento do aeródromo e depois a sua reabertura, praticamente um ano depois, ignorando por completo as graves consequências que os maenses sofreram na pele.
Isto é só um exemplo entre vários que podia mencionar para demonstrar o total desprendimento da comunicação social pela nossa terra.
Porém isto parece dar indícios de melhoria.
Foi com muito espanto que, no passado dia 9 de Dezembro, ao abrir a pagina do Liberal Online, avistei com cinco noticias sobre Djarmai! Era cinco de uma só vez!
Os temas e os conteúdos das noticias fazem crer que de repente se lembram que a 35km da capital (segundo eles) existe uma ilha, habitada, chamada Maio, e resolveram ir lá procurar saber se se passava alguma coisa que pudesse ser noticia. E devem ter ficado atónitos quando foram confrontados com tantos motivos de notícia: o isolamento, o abandono por parte do poder central, problemas de electricidade, a transferência da fábrica de cimento para Santa Cruz, e até “descobriram” que a ilha tem grandes potencialidades turísticas. Alias, conseguiram também descobrir uma boa noticia: a assinatura do acordo para a construção do Paços do Conselho.
Mas o meu espanto não para por aqui!
Hoje, tal como todos os dias, liguei a RDPÁfrica para ouvir noticias e inesperadamente noticiaram: “A ilha do Maio está sem electricidade á cerca de 24 horas!!”. E mais... houve até reportagem em directo, ao telefone com um responsável da ELECTRA na Praia!!!
Ora, Djarmai sem electricidade á cerca de 24 horas infelizmente não é novidade para mim, novidade sim é o facto de o terem noticiado na RDPÁfrica, que raramente dá noticias de Cabo Verde, e até com reportagem em directo!!! Isto sim é noticia!
Agradáveis surpresas! Espero que continuem todos os dias.
Samir Agúes da Cruz Silva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"Oh-cete"... Como quem diz – "fott bu fla dret". Concordo plenamente!!! Uma forma eficaz de fazer perceber a realidade é analisá-la a partir do ridículo, descrevê-la referenciando o cúmulo... e foi o que o Samir fez. Não estivemos longe do cúmulo do ridículo no que concerne à notoriedade do Maio junto da Comunicação Social. É inevitável que algum mediatismo da nossa ilha cause imensa estranheza, tal tem sido a despreocupação para com a ilha do Maio por parte dos "fazem" e divulgam as notícias. Em muitos casos comportam-se como "carneiros", buscando o que está na moda (Maio começa a ser moda), ou como abutres, alimentando-se do mal dos outros, situação também testemunhada na nossa ilha.
ResponderEliminarNovos tempos, que mais não comprovam – claramente, não foram os princípios de igualdade e justiça social que determinaram o "share" maiense na sociedade cabo-verdiana.