segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Maio, rumo ao Desenvolvimento? E a População?
Antes de mais, queria congratular o criador e moderador do blog e as pessoas que aqui têm passado, deixando os seus “gritos”. Este blog é uma forma de manter-nos ligados, é um espaço onde podemos partilhar opiniões, e de certa forma “matar” as saudades de casa.
Todos falam que a nossa ilha está em desenvolvimento, será que esse desenvolvimento é benéfico ou até que ponto é benéfico? São essas perguntas que me vêm a cabeça sempre que penso no desenvolvimento da ilha.
Ao falar de desenvolvimento a base do turismo, leva a se adoptar estratégia turística sustentável, que envolva a responsabilidade social, e um forte comprometimento com o meio ambiente, integrando a população local.
Nunca ouvi falar destas estratégias, mas ouvimos sempre que estamos no caminho de desenvolvimento. Que desenvolvimento? Insistem sempre em bater na mesma tecla, quando não existem sequer condições como:
-problema de agua,
-problema luz,
- Acesso a Ilha,
- Informação, etc.
Mesmo com vários problemas, ainda estamos perante o “nascimento” de um problema mais temível - a insegurança.
Ainda falam em abrir a porta do Maio para o Mundo e mostrar as suas “maravilhas”, no entanto, esquecem que as pessoas que vivem nela são as principais maravilhas e graças a estes é que continuamos a salvaguardar a beleza da nossa terra e a espalhar o nosso bom nome pelo mundo.
Temos que levar em conta que o turismo é uma actividade do sector terciário, e é mais que uma indústria de serviços, porque para além de contribuir para o nosso “desenvolvimento”, também reflecte no meio natural, no bem-estar da nossa população.
Há que construir bases para que os desenvolvimentos futuros assentem na sociedade sem criar impactos inesperados. O aumento dos fenómenos como a droga, prostituição, insegurança, são uma das várias consequências, que podem surgir, quando a sociedade encontra-se mal preparada. E essa base passa em dar mais atenção a várias áreas (da qual destaco algumas):
-Economia da ilha (todos níveis)
- Água
-recursos energéticos
-exploração energia renováveis (tem de ser visto a nível nacional, mais nada impede que quem de direito tome iniciativa)
- Consciencialização da população (aproximar da juventude de uma forma inteligente, tentar “descobrir” os verdadeiros problemas)
Temos exemplo da ilha do Sal. Sem dúvida que houve um grande desenvolvimento, mas temos de ter a consciência que hoje adquiriu característica que a uns anos atrás eram quase impensáveis como o caso do aumento do consumo de drogas, prostituição, roubos, ou seja o aumento do vandalismo.
Será que Maio é capaz de aproveitar oportunidade de apreender com as fragilidades do Passado? Com erros dos Outros?
Penso que as respostas a estas questões são um passo para o cimentar das bases, para que a população possa acompanhar o desenvolvimento.
Esse é um assunto que considero de grande importância, pelo que considero relevante, que se mantenha um “debate” acesso acerca desse assunto, que vou tentar desenvolver nas próximas intervenções.
Continua…
Hérito “Dery” Spencer
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito se fala em desenvolvimento da Ilha do Maio,
ResponderEliminarMuitos comentários se ouve sobre o assunto,
Muitas dúvidas são postas... estará a ilha preparada? e a população que lá está?
E acrescento, tive a oportunidade de la estar em fevereiro 2008 depois de alguns anos fora, «Djarmai» mudou muito pouco, para não dizer nada...posso até estar enganada, mas estou a falar do que vi e do que parece não estar a ser feito para a nossa querida Ilha.
Sei que somos muitos que adoramos a nossa «Djarmai», por isso somos nós que o amamos muito é que temos que fazer de tudo para termos tudo aquilo de de necessitamos...
Vamos juntar a nossa força pelo desenvolvimento da nossa ilha...