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domingo, 4 de janeiro de 2009

“Nha Ntónha e o Aeroporto Internacional do… Maio” vs O Governo e a Fabrica de Cimento do… Maio. Será que a “Estória” se repete?


A “estória” que segue é uma adaptação de uma história que, por várias vezes, ouvi na minha infância e juventude, contada pelos mais velhos. Não sei se a história original é verídica. A minha versão é pura ficção e os personagens são fictícios. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Nha Nhónha e Aeroporto Internacional do… Maio

Há muito, muito tempo, no tempo em que Cabo Verde era mesmo verde, em que havia água a correr nas ribeiras, em que o pasto cobria as vacas, na ilha do Maio, onde havia mais cabras do gente, havia uma senhora chamada Nha Ntónha.
Nha Ntónha era casado com Nhu Djom, e possuíam uma grande riqueza que se traduzia em incontáveis cabeças de cabra e vaca, e imensurável “Txom” para agricultura, além de um desmedido sobrado guarnecido com mobilas da época e louças de prata.
O casal continha tão vasto terreno que quando lhes perguntavam até onde ia a parcela deles dizia:

- Te nde bu vista ta alkansa.

As cabras e vacas eram tantas que, para ordenhar todas eram necessárias semanas e á vezes até um mês, e todos tinham um nome: Salema, Marabanda, Tunga, Motxa, Motxinha, Sordinhada, Mamanton, Preta, Pretinha, Txif Mok, Rusa etc. Pastavam numa enorme planície chamada “Djam Padja” situada entre a localidade de Barreiro e uma grande extensão de praias de areia branca.

Mas apesar de tudo isto, Nha Ntónha, conhecia todos os buracos dos seus terrenos e todas as cabeças de gado e sabia o nome de todos eles. Ela era capaz de notar a falta de qualquer um. De vez em quando murmurava ela enquanto ordenhava Motxa:

- Kel brajera di Motxinha oje nka sabe pa nde kul sta anda! - Ou então:
- Tunga dja ba pari.Manham nu tem rakejom.

Certo dia, Nhu Djom chegou ao sobrado e disse:

- Ntónha manda matar um kapade porque Sr. Administrador me disse que amanhã vão chegar gente da Praia que vem cá tratar de um assunto connosco. – E Ela estarrecida respondeu:

- Gente da Praia!? Que gente!? O quê que eles querem connosco!?

- Não sei. O Sr. Administrador não me disse. Manda compor a casa e prepara uma mesa bem recheada para receber os convidados. - Disse Nhu Djom.

Nha Ntónha mandou os empregados limpar a casa, mandou tirar as louças de prata da vitrina, mandou matar um kapade, cavar mandioca e foi ao trapitxe buscar um garrafão de 5 litros de grog di kana.

No dia seguinte, a hora do almoço, lá estava o sobrado muito bem arrumado e enfeitado e uma mesa tão cheia que não cabia nem um palito. Tinha kuzkuz di mindj, kuzkuz di mandioka, tenterem, pastel di mindje, fidjoz, daf, papa di mindje, kej di kabra, mantega baka, xerenzinha, xerenzona, let di baka, let di kabra fresk, let di kabra durmid, entre outros, além de frutos da ilha, grog di kana, pontxe e, claro, um rico guizad di kapade ku mandioka lagoa.

Eram cerca de meio-dia quando Nhu Djom chegou com o Sr. Administrador e mais dois convidados. Entraram, Nhu Djom mostrou-lhes o sobrado e ficaram logo maravilhados com a riqueza do casal. Depois sentaram á mesa, almoçaram e depois de bem fartos, foram sentar á sala, cada um com um cálice de grog di kana e puseram conversar. Nha Ntónha ansiosa por saber a razão da tão honrosa visita, perguntou:

- Então homens de Deus, o que vos trazem até á nossa casa? - Nhu Djom, envergonhado, repreendeu:

- Então mulher, isto é jeito de falar com os convidados!!? – E respondeu um convidado:

- Não faz mal Nhu Djom, ela tem todo o direito de perguntar. Bom, nós fazemos parte duma comissão criada pelo Exmo. Sr. Governador, para elaborar um projecto de construção de um aeroporto internacional…

- Aeroporto internacional!? E o quê que nós temos a ver com isto!? – Interrompeu Nha Ntónha.

- Cala a boca e deixa falar o homem Ntónha. – disse Nha Djom. E o Senhor continuou:

- Bom, nós tivemos a ver alguns sítios, em todas as ilhas, e achamos que a planície de Jam Pala é o local ideal para a construção do aeroporto.

– Jam o quê? - Interrogou Nha Ntónha.

- Ele está a referir ao “Djam Padja” mulher. – Respondeu Nhu Djom.

- Bom, como ouvimos dizer que os senhores tem algumas cabeças de gado a pastar naquele terreno, viemos cá falar convosco para ver se arranjam um outro sitio para pastar os animais porque…

- O quê?! – Perguntou Nha Ntónha, levantando do “moxe” onde estava sentado.

- Os senhores vieram á minha casa para me dizerem para arranjar um outro sitio para colocar as minhas “limárias”?! Querem tomar o nosso “Djam Padja” para fazer aeroporto internacional?! Nem no dia em que eu morrer! Quero ver quem vai-me tirar, eu Ntónha, de “Djam Padja”.

- Calma minha senhora. Nós vos daremos um tempo para arranjarem outro sítio. Além do mais, segundo os registos, o terreno não está registado em nome de ninguém, por isso pertence ao estado. - Disse o outro convidado.

- O quê?! Tirar-nos o terreno que já veio de várias gerações para dar ao estado!? Além do mais, Tunga já esta acostumada a ir parir na rotxa di kumianze, ela nunca se acostumaria com outro sitio. Isto para não falar de Txif Mok que ontem perdeu cabrito “nob e mandei-a de volta a Txada procurar. E Motxa que tem problema no ouvido?! Ela vai morrer só com o barulho dos aviões!!! – Continuou Nha Ntónha.

- Mas Nha Ntónha, o Sr. Governador… – Tentou falar o convidado, mas Nha Ntónha interrompeu logo:

- Os Srs. já viram esta mesa? Os Srs. já viram tudo isto? Tudo isto é produzido aqui. E os Srs. querem tirar-nos Djam Padja para fazer aeroporto?! Se os Srs. quiserem, quando Faluxo chegar preparo um saco de Txasina, um balde de Kej, um quarta de Mindje, um saco de mandioca, uma bóia de let kabra e um garrafão de grog e mando entregar aos Srs. e ao Sr. Governador. Mas as minhas cabras, ninguém tira de Djam Padja.

Cansados de tentar convencer Nha Ntónha e convencidos pelos “argumentos” dela, despediram os dois homens do sobrado e rumaram á Praia. Na saída, um virou para Nha Ntónha e Disse:

- Só ka Nha skesi di kel garafon grogu Nha Ntónha.

- Nta mandau doz garafon – Respondeu Nha Ntónha.

Nunca mais ouviu-se falar do aeroporto internacional na ilha do Maio, até o dia em que o dito aeroporto foi inaugurado na ilha do Sal.

A ilha do Sal cresceu, transformou-se na porta de entrada do país, no maior destino turístico das ilhas e na terceira ilha mais importante do arquipélago.

A ilha do Maio por sua vez, andou para traz. Muitos anos de seca devastaram a ilha, acabaram os pastos, morreram as cabras, secaram as fontes, morreu Nha Ntónha e “Djam Padja” transformou num autêntico deserto só com pedras, “lagartijaz” e “osgaz”. Pior do que isto, a ilha foi abandonada e martirizada pelos governantes. (fim)



A pergunta que se coloca é: Como seria hoje a ilha do Maio se o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral tivesse sido construído na ilha?

Nha Ntónha tinha razão quando questionou sobre a continuidade da sua actividade. Certamente que isto teria um impacto muito forte na actividade agropecuária que outrora teve uma grande importância para a ilha. Se calhar teríamos perdido um pouco daquilo que nos identifica, perdiam-se alguns produtos tradicionais, alguns hábitos e costumes. Mas em relação á actividade agropecuária, o tempo e o clima encarregaram de nos dar a resposta.

Esta é uma bela “estória” que nos leva a fazer uma viagem ao passado de “Djarmai”, e pensar que as coisas podiam ter sido diferentes. Mas estou a contar esta estória não para exumar o passado, mas sim arribar uma questão, presente, que, de certeza vai influenciar o futuro da ilha.

Muitos anos depois, num contexto completamente diferente, a historia parece querer repetir. Só que desta vez, num caso diferente, com actores diferentes e por motivos diferentes. Aliás, por motivos muito mal explicados e duvidosos.

Há alguns anos atrás começou-se a falar da instalação de uma fábrica de cimento na ilha do Maio, dado que na ilha existem matérias-primas em abundância para tal. Aliás, tanto quanto sei, o projecto inicial do Porto do Maio foi elaborado pensado nesta possibilidade.

Algum tempo depois, começam a correr rumores que a dita fábrica vai ser transferida para Santa Cruz por incompatibilidades da instalação da fábrica no Maio com a aposta no desenvolvimento do turismo.

Digo rumores porque, segundo a deputada Joana Rosa que, numa entrevista que concedeu á rádio “Gritu Minis Djarmai”, sedeada em Roterdão na Holanda, até agora não houve nenhuma comunicação oficial por parte do Governo sobre esta matéria. Aliás, fala-se na transferência e faz-me alguma confusão perceber como é que se vai transferir a dita fábrica de um lugar para outro se ela ainda nem existe!

Mas, ao que tudo indica, está tudo preparado para a tal transferência.
Ora bem, em primeiro lugar, começa a preocupar-me a total falta de diálogo entre as autoridades centrais e a autoridade local do Maio. Ao que parece estão de costas voltadas e ninguém fala com ninguém sobre nada. Minha gente, isto é coisa de crianças.

Em segundo lugar, a questão da incompatibilidade deixa muitas dúvidas e levanta muitas questões. Existe algum estudo de impacto ambiental que comprova esta tese?! Segundo Joana Rosa, existe sim estudos feitos que demonstram a viabilidade económica, financeira, social e ambiental do projecto na ilha do Maio. Para Santa Cruz não se conhece nenhum estudo do tipo.

A ilha do Maio é maior que a ilha do Sal e que a ilha de São Vicente em superfície e nessas ilhas o turismo pode coabitar com zonas industriais e Maio não!? Maio tem uma zona interior vasto em superfície totalmente desabitada e dista muitos Quilómetro da costa. Em Setúbal, um dos sítios mais turísticos de Portugal, existe uma fábrica de cimento a escassos quilómetros dos empreendimentos turísticos.

E para Santa Cruz não há projectos de investimentos turísticos? Aliás, tanto quanto sei, existem grandes projectos que apostam no turismo rural! Não há incompatibilidades?

Mas mais estranho ainda é o seguinte:

Cerca de 90% da matéria-prima vai da ilha do Maio, e certamente vai via Porto do Maio. Ora vai ser construído um resort nas imediações do Porto do Maio que, aliás, situa-se junto duma das mais belas praias da ilha. E os camiões cheios de rochas a passarem no meio do resort?

É incompatível com o turismo uma fabrica de cimento em que o produto é expedido já ensacado e não é incompatível passar diariamente camiões e mais camiões cheios de rochas, pedras e terras no meio de uma aldeia turística?!

Ou então comecem a pensar em arranjar aviões para fazer esse transporte. (Ah, é verdade, Santa Cruz não tem aeroporto!! Complicado!!)
Acho que esta história está mal contada.

Quanto a nós, Maenses, não podemos ficar de braços cruzados á espera dos acontecimentos. Temos que exigir uma explicação desta questão antes que seja tarde. Isto mexe com o futuro da ilha e não podemos deixar que questões politicas atrase mais ainda “Djarmai”.

Se a “estória” se repetir muito provavelmente temos o futuro em risco. Eu já encontrei uma maneira de escapar ás consequências. Vou ser escritor. Vou escrever a trilogia “O mistério do desenvolvimento do… Maio”:

- Vol. I “Nha Ntónha e o Aeroporto Internacional do… Maio” (incompatível com as cabras)
- Vol. II “O Governo e a Fabrica de Cimento do… Maio” (incompatível com o turismo)
- Vol III “As transferências e Desenvolvimento do… Maio” (e, finalmente, o mistério é desvendado)

Vai ser com certeza um “bestseller” e adaptado ao cinema!


Samir Agues da Cruz Silva

4 comentários:

  1. Hà poucos dias que estava a falar como a minha mãe sobre esse assunto, Eng° Teresa Tavares Fortes mais conhecidada por "Zeza di Tchica Firmino", a vareadora do ambiente e agricultura da Câmara Municipal do Maio. Ela tem mais detalhes sobre a situação e em facto gostaria de ver mais interesse nesse assunto da parte do povo Maense. Portanto, podes contacta-la com qualquer pergunta, commentàrio etc o email dela é teresa_tavares16@hotmail.com

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  2. Fez bem(Samir)em relembrar do passado (história original ou verídica) , assim para os mais esquecidos não se lembarem de cometer o mesmo erro.

    "Se queres prever o futuro, estuda o passado."
    ( Confúcio )


    "Aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo."
    ( George Santayana )


    São estas pequenas frases, que leva-nos a reflectir sobre o assunto...

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  3. foi até bom que samir relembrou essa historia, levando em consideração a minha pessoa, confesso que não sabia a verdadeira historia.. só ouvi dizer que não foi construído o aeroporto na ilha "porque havia muitos animais na ilha". Mas passado é passado, não vale a pena chorar pelo leite derramado. o que tem que ser feito na ilha é a "UNIÃO DO POVO" não para fofoca que é especialidade da ilha, mas sim para lutar pelo nosso direito que o nosso governo fazem questão de esquecer... porquê que jovem de outras ilha tem maior oportunidade de trabalhar para o desenvolvimento das mesmas e jovem do maio não? E quando que aparece uma oportunidade dessa lá vem o governo para "atrapalhar". Portante cabe á nos maiense lutar pelo nos direito... principalmente jovens estudante que estão investindo na formação profissional para ter uma vida melhor... Afinal somos cabo verdianos e temos mesmos direitos!!!

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