Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Saúde hoje, Djarmai


Sou Jaílson Inês Frederico, Estudante de Psicologia Clínica, agora preocupado com a Saúde dos nossos maenses. Que tipo de autoridade temos em Cabo Verde que promete, e lança a primeira pedra que tem primeira só de nome, pois ficou como a primeira, única e ultima pedra. Em termos de Saúde no Maio estamos sofrendo muito sem um espaço.

Já é tempo suficiente para que o nosso espaço esteja criado. Vou salientar um dos casos que chocou Djarmai: Um jovem sofre um acidente às 22 horas da noite, 6 horas de manhã de outro dia, o Jovem ainda no Banco de Urgência de um lugar que se diz Hospital, porquê? Não é a culpa dos Médicos nem das autoridades maenses. Um aeródromo que não tem condições, um Hospital com pessoas capazes, mas que importa ter pessoas competentes e não ter instrumentos que os ajude a trabalhar? É informado a família do Jovem que iriam ser evacuados para o Hospital “Dr. Agostinho Neto” na Cidade da Praia, nem avião nem nada. Chegando às 13:30mn de uma tarde de Domingo, morre o Jovem. Porquê?!

E agora perdemos um quadro Maense, Alcides Cardoso o mais conhecido por “Chidau”, Bacharel em Ciências de Educação, foi candidato a Presidência da Câmara Municipal do Maio e actualmente exercia a função de Delegado do Ministério da Educação e Valorização dos Recursos Humanos. Perguntamos onde está o Poder? Será que merecemos isso? Gente, é hora de levantarmos as nossas vozes e gritar um SOCORRO, CHEGA?

Um Hospital que era para ser feito em nove meses, já lá vai dois anos. Nós não somos motivo de “xocota” todos os concelhos de Cabo Verde já têm um Centro de Saúde.

Numa entrevista de comemoração dos Vinte e cinco anos da TCV (Televisão de Cabo Verde), o Senhor Primeiro Ministro de Cabo verde disse que o governo tem um projecto-piloto de que vamos ter em Cabo Verde cerca de 12.000 computadores Portáteis para serem distribuídos a crianças e Jovens em Cabo Verde, e a pergunta da Jornalista Rosana Almeida Foi: “E no caso da Ilha do Maio, Brava e Fogo, pensando na questão de transporte?

É Gente as tecnologias de novas informações são importantes mas há coisas que são da primeira necessidade, como um bom Aeroporto, um bom Centro de Saúde e um bom Liceu que tanto a Ilha do Maio precisa.

Daqui alguns anos vamos ter bons quadros a saíram das Universidades, vamos Juntar e fazer que a nossa terra se desenvolva, não para que se desenvolva em termos de pessoas mas em termos de infra-estruturas e boas condições em tudo, a gente tem essa oportunidade e temos pessoas capazes.

Vamos arrumar a nossa casa já! não vamos esperar pessoas que vem de fora a arruma-la.
Continuamos a lutar gente, venceremos, tenho certeza, somos humildes, perseverantes e vitoriosos.

"Djarmai Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer."

"Para alcançar a vitória, você deve colocar seu talento no trabalho e seu génio na sua vida."

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!" (Mahatma Gandhi)

Um Abraço do Vosso Irmão

Jaílson Frederico

3 comentários:

  1. A ilha do esquecimento terá que vir para a ribalta , pois também faz parte do conjunto das ilhas que
    são dez e não nove . É triste ver um jovem morrer por falta de assistência se em todo o interior da capital há centros de saúde e hospital segundo tenho ouvido dizer
    e também leio na comunicação social
    Se o povo baixar os braços nada será feito . Lutem para o desenvolimento e crescimento da vossa ilha . Não sou maense mas tenho muito apreço pelas pessoas da
    ilha do Maio , gente humilde , pacífica e resignada mas na vida tudo tem um limite . O povo terá que refilar e exigir tudo a que tem
    direito como as outras ilhas . Além da ilha do Maio há mais ilhas esquecidas pois pensam que Cabo -Verde é composta por :Santiago , Sal, S.Vicente e Boa Vista (agora )
    as restantes são paisagens . Força e lutem pelos vossos direitos .
    A ilha do Maio tem condições para o
    turismo porque pelo menos não tenho ouvido que aí há bandidos à solta atacando as pessoas indefesas
    principalmente quem chega de fora .
    Continuem com a vossa chamada de atenção , o grito de alerta .

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo contigo... bom artigo Jailson, vozes críticas precisam... quem se cala td consente... BOA

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o meu irmão. Basta já está mais do que na hora de fazer alguma coisa para atenuar a situação da saúde da nossa ilha. Nós também fazemos parte de Cabo Verde por isso quando se fala de desenvolvimento, tem que se verificar o tal no geral, não apenas em algumas ilhas.

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.