No passado dia 26 de Março foi publicado num jornal online do nosso ciberespaço um artigo do Sr. Arlindo Silva – Deputado da Nação, eleito pelo Círculo eleitoral do Maio - intitulado “Nova largada para a Ilha do Maio”. Aliás fiquei sem saber se se tratava de um artigo de opinião enquanto deputado da nação eleito pelo circulo eleitora do Maio – como aparece no final do artigo – ou se era uma noticia, escrita por esse mesmo senhor, enquanto correspondente do tal jornal online na ilha do Maio.
Tal dúvida surgiu quando, pouco depois de ler o artigo, fazendo uma ronda pelo mesmo site encontrei a mesma peça, com um outro título – a saber “Maio em velocidade cruzeiro com investimentos do governo. Alguém viu uma Câmara por aí?” - , já como notícia na secção de Economia. Afinal!? Notícia ou Artigo do Deputado!? Será que o Sr. Arlindo Silva acumula o cargo de Deputado da Nação com o de correspondente do tal jornal online na ilha do Maio? Esclarece Sr. Deputado.
Voltando ao tal artigo (ou notícia!?) – que pode ser lido em http://vozdidjarmai.blogspot.com (não é este o tal jornal online) -, o Sr. Deputado começa por “avaliar” a gestão da Câmara Municipal do Maio para depois afirmar que “a ilha do Maio encontra-se num processo de desenvolvimento que, no futuro, deverá levar a que os seus cidadãos augurem por dias muito melhores” e que isto é “graças ao processo acelerado de infra-estruturação da Ilha, que vem sendo desencadeado pelo Governo”, numerando vários investimentos que vão ou estão a ser realizados na ilha.
Pois bem Sr. Deputado, é verdade que a Câmara Municipal do Maio, na minha opinião, tem sido pouco dinâmica e quase só tem limitado a gerir os poucos serviços existentes na ilha. Todos os dias saem notícias de autarcas que se deslocam de um lado para outro á procura de parcerias, acordos e ajudas, apresentando projectos, trocando experiencias, nas mais diversas áreas, mas de Djarmai “nem fumo nem mandado”. A ideia que fica para quem está do lado de fora é que os camarários Maenses estão tão bem aconchegados nos seus assentos, tomando banho de sol ao som das ondas de “Bitchirotcha” e rescendendo a brisa que elas acarreiam, que não precisam de mais nada nem de mais ninguém. Só que esquecem que o povo, se calhar, precisa.
Mas o Sr. Deputado, ao que parece, não esta a par da real situação em que a ilha do Maio se encontra. O Sr. disse que a ilha do Maio encontra-se “em processo de desenvolvimento”?! Desenvolvimentos Sr. Deputado?! O quê que o Sr. entende por desenvolvimento?!
O desenvolvimento de qualquer sítio passa sim “pela construção de estradas, aeroportos, portos, introdução de melhorias a nível de fornecimento de energia, água, transportes, educação e serviços de saúde...” Sr. Deputado. Mas não há desenvolvimento sem a melhoria das condições de vida das pessoas Sr. Deputado. Pessoas, estes sim devem ser os principais alvos das politicas de promoção ao desenvolvimento de qualquer lugar. Maio é das ilhas tem das mais altas de desemprego em Cabo Verde, principalmente entre os jovens.
Não basta ter estradas, aeroportos e portos. A estes investimentos é preciso juntar uma rede de meios de transportes funcional e, sobretudo, acessível á população. De que serve ter um porto (sem as mínimas condições para transbordo de passageiros) se só há barcos uma vez por mês (muitas vezes nem isso)? O Sr. falou da remodelação do Aeroporto e do aumento para cinco voos semanais. No entanto, o Sr. sabe muito bem quanto custa uma viagem Praia-Maio (ou vice-versa) na companhia estatal. Para fazer tal trajecto, que dura cerca de 10 minutos, paga-se 6500$00 Sr. Deputado! Quantos Menses é que podem pagar tal fortuna?
Os problemas dos operadores económicos e da população principalmente não ficaram resolvidos com o aumento do numero de voos semanais Sr. Deputado. Longe disso. A falta de ligação marítima tem criado graves problemas á ilha, com os bens de primeira necessidade a subirem constantemente de preço e por muitas vezes a esgotarem. Já agora, gostava de saber o quê que o governo esta a fazer para “fazer com que tal situação (ligação marítima irregular à cidade da Praia) não perdure por muito tempo”?!
Aliás o Sr. demonstrou ter uma grande aptidão para confundir as coisas. Ter instalações eléctricas não significa automaticamente ter energia em casa e ter canalização não significa ter automaticamente agua em casa. “Para bom entendedor meia palavra basta”.
Djarmai é, certamente, a única ilha de Cabo Verde que não tem um Liceu construído de raiz. As actuais instalações onde funciona o nosso liceu só o Sr. e seu Governo é que não vêem que não tem condições. Para quando um liceu para Maio?
E os Serviços de Saúde?! Quantos Maenses morreram nos últimos tempos devido á falta de condições do nosso centro de saúde? O Sr., do alto do seu poleiro, rabisca para defender o “seu” Governo enquanto jovens Maenses (o último dos quais o ex-candidato do seu partido ás últimas autárquicas na ilha) continuam a morrer na ilha ou a caminho da cidade da Praia por falta de cuidados básicos de saúde! Há quanto tempo está o novo Centro de Saúde em “fase de conclusão”?!
O Sr. numa tentativa ardilosa, mas pouco aguçada, tentou mascarar a real situação da ilha. É, no mínimo, vergonhoso esta sua atitude Sr. Deputado.
A ilha do Maio está, há muito, isolada e completamente abandonada pelo Governo que defende, mas o Sr. parece andar na lua. Ou melhor na(s) estrela(s) (negra)! O Sr. foi eleito pelo povo Maense para, acima de tudo, defender os interesses da ilha e do seu povo. Mas ao que parece serve como uma simples marionete manipulada por aqueles que se esqueceram dos Maenses.
O povo Maense merece, pelo menos, respeito Sr. Deputado. Se o Sr. não faz nada em benefício da ilha pelo menos não rabisca tentando enganar os Maenses. E se o Sr. ainda tiver algum respeito pelo povo que o elegeu, devia aproveitar esse pouco tempo que ainda lhe resta no seu poleiro, para fazer alguma coisa em benefício da ilha e do seu povo.
Já agora aproveita e pergunta ao seu camarada JMN novas sobre a “nossa” Cimenteira.
Samir Agúes da Cruz Silva
http://vozdidjarmai.blogspot.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito obrigada por esse artigo Samir. A tua opinião sobre isso reflecte a minha, e as das muitos pessoas de Djarmai que estão sinceramente frustradas com essas representações falsas do estado actual da ilha. Muitos políticos de hoje em dia já esqueceram a verdadeira essência política, que é de proteger os interesses do povo que lhes elegeram. Parece que o salário no fim de mês tem prioridade sobre a verdade, justiça, dignidade e limpa consciência. Sr. Deputado lembre que impérios caem, o poder acaba, prestígio político é apenas temporário, mas a dignidade, o respeito do teu povo, e a verdade são eternos.
ResponderEliminarParabéns pelo seu artigo que não é mais que uma boa resposta tanto para o deputado como para o governo. Não deixem que esses políticos brinquem convosco , a ilha do Maio também faz parte do arquipélago . Já disse várias vezes que não sou maense mas apenas simpatizante desse povo , humilde , confortado /conformado mas está mais que na hora de dizer basta ! Caberá a vós os jovens e futuros quadros bater o pé para o desenvolvimento e progresso da vossa ilha que afinal é também de todos os caboverdianos . Sempre que aparece notícia no LIBERAl acerca da ilha lá estou eu malhando em quem de direito para acordarem e verem que Cabo - Verde
ResponderEliminartem dez ilhas e não seis . Força e coragem que um dia a vossa ilha será o orgulho do governo central uma vez que ai não há bandidos à solta mas sim gente honesta e trabalhadora (quando há trabalho).
Parabens Samir. Faço as minhas tuas palavras.É "vergonsoso" a forma como defende a cruel realidade da nossa ilha, é de lamentar. Supostamente o Sr Deputado é representante do povo maense, vejo que assim poucos caminho temos para andar. Independentemente de quem está no poder, penso que os dois partidos politicos ingnoran totalmente a existencia de uma pequenha e vizinha ilha do capital. Como comenta minha prima Kaline "o poder acaba,prestígio político é apenas temporário"..."Para um bom intendedor meia palavra basta".É de lamentar, pensam que o desenvolvimento do turismo só depende "supostas infraestruturas "e algumas "mariconadas mais".Continuam pensando assim.
ResponderEliminarNão Poderia de estar de acordo com esta lindo, esclarecedor e Verdadeiro artigo. Muito obrigado Samir eu acho que já perderam p pingo de vergonha que tinham nas suas caras. O governo de Cabo Verde dizem que está na moda.
ResponderEliminarObrigado Samir e vamos continuar a lutar.
Jailson Frederico