Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

terça-feira, 31 de março de 2009

Nova largada para a Ilha do Maio

Embora um pouco refém de uma gestão autárquica ventoínha desastrosa, a ilha do Maio encontra-se num processo de desenvolvimento que, no futuro, deverá levar a que os seus cidadãos augurem por dias muito melhores. Isso, graças ao processo acelerado de infra-estruturação da Ilha, que vem sendo desencadeado pelo Governo.

É que o desenvolvimento de qualquer Ilha passa, impreterivelmente, pela construção de estradas, aeroportos, portos, introdução de melhorias a nível de fornecimento de energia, água, transportes, educação e serviços de saúde.

Uma outra mais-valia para a ilha, sem dúvida, foi a criação da Sociedade de Desenvolvimento das ilhas da Boa Vista e do Maio. Neste ponto, vaticina-se que o turismo irá ganhar um novo alento e, certamente, se consubstanciará numa janela de oportunidades que irá contribuir fortemente para melhorar o ambiente de negócios na Ilha do Porto Inglês. No entanto, é necessário que esta Sociedade avance com um conjunto de outros projectos de infra-estruturação da Ilha, principalmente nos domínios portuário e dos transportes aéreos.

Aliás, no intuito de procurar estratégias concertadas com os munícipes, o Poder Local e outras forças-vivas em torno de um turismo sustentado e com qualidade ambiental para a Ilha e da procura das melhores soluções para a crise, o Grupo Parlamentar do PAICV promoveu, recentemente, uma jornada descentralizada naquela Ilha, que se revelou bastante participada e profícua. Para já, algumas condições indispensáveis à materialização de um turismo de qualidade já estão sendo criadas.

A Ilha passou a beneficiar de cinco voos semanais em vez dos três, anteriormente, existentes, respondendo assim, a reivindicações dos operadores económicos e da população. A construção de um aeroporto Internacional, condição fundamental para catapultar a Ilha a um novo patamar de desenvolvimento é uma decisão que se espera, venha a ser seja tomada ainda nesta Legislatura. É certo que a Ilha depara-se ainda com várias dificuldades.

Uma delas é a ligação marítima irregular à cidade da Praia. Mas é de se louvar o empenhamento do Governo em fazer com que tal situação não perdure por muito tempo. Outro, é a falta de emprego público que está a afectar as populações, principalmente do mundo rural. Além disso, os impactos da crise financeira internacional já se fazem sentir no sector de construção civil, levando ao aumento do desemprego na Ilha. Duas aldeias - Alcatraz e Pilão Cão - estão na zona de sombra e sem sinal de TCV há muito tempo, por falta de manutenção das antenas de Monte Penoso. No entanto, é inegável que o Governo tem envidado esforços consideráveis no sentido de impor um ritmo mais acelerado ao processo de desenvolvimento do Maio.

Assim, neste momento, a ilha está a conhecer investimentos avultados, por parte do Governo, e que têm contribuído para o arranque e a conclusão de diversas obras, designadamente: asfaltagem da estrada Figueira/Alcatraz; remodelação de pista do Aeroporto, construção do Centro de Saúde (em fase de conclusão), das instalações da Delegação aduaneira e da Central Única (obras em fase de conclusão); remodelação da aerogare do aeroporto; arranque das obras da estrada Cascabulho/Pedro Vaz Arranque e do investimento “Salinas Beach Resort”; investimentos na conservação do solo e da água e construção de uma nova Esquadra policial.

Para breve, os maienses irão assistir a inauguração do Centro de Juventude na Vila e ainda, para este ano, de uma “Casa de Cultura”.


Arlindo Silva, Deputado da Nação, eleito pelo Círculo eleitoral do Maio

Artigo Publicado a 26 de Março no jornal online "Notícia de Cabo Verde"

5 comentários:

  1. Por acaso dja nhu papia bonito. Pessoalmente n ta atcha que kel tipo di conversa li e pa djentinhas. Mesmo estado longe di Djarmai n ca odja nada ki n pode fla pamode nos Ilha sta desenvolve. Por exemplo falando na um aeroporto internacional. Quenha ki nhos cre engana, ku es conversas barrato? Centro di saude dja tem mais di 4 ano em construcao. Ate ki uns semanas atras morre um patrice por causa de falta de assistencia medica. Linha maritima na tempo di Manito Bento era midjor que hoje. Sabendo ki hoje tem pessoas mais adequado(?) pa resolve kel problema. N sta farto di obi promesas e mais promesas. Agora e tempo di accao. Opiniao di Helder Pinheiro. Rotterdam Holland

    ResponderEliminar
  2. Olha nao vejo nada que o Sr Deputado está dizer. Entao preciso de um Psicologo para ver o meu QI Pois a minha inteligencia nao está a conseguir definir o termo Desemvolvimento. O Povo do Maio graças a Deus e um POvo muito inteligente e nunca que irá cair nessas conversas. No caso de aeroporto Internacional e para quando? E a conclusão do Centro de Saúde será para quando mai DOis anos de espera. KA NHOS ENGANA POVO DI MAIO POR FAVOR, pois é uma autentica falta de respeito. Opiniao de Jailson Frederico

    ResponderEliminar
  3. "Eles pensam poder abafar e vencer a verdade, que é sempre vitoriosa, ignorando que a própria essência da verdade é que quanto mais quisermos comprimi-la mais ela cresce e se eleva" Jan Hus
    Isso é tudo!

    ResponderEliminar
  4. O que me fez pensar acerca deste artigo é forma como dividem investimentos feitos e o que estão a ser feitos na ilha. Da uma visão de que se esta a falar de dois Lugares distintos.
    È esta imagem que querem transmitir aos Maenses?
    Devemos sim unir e discutir as ideias independentemente de onde surgir, e não estar a dividir o Maio.
    Não importa quem fez e quem esta a fazer e tudo o que se encontra na ilha do Maio, é para os todos (Maenses) …
    ….
    Para terminar o meu comentário:
    Aconselho o Artigo anterior da Kaline « Diálogo e Compatriotismo»

    ResponderEliminar
  5. Não faças rir... Devo andar surdo, porque daqui não oiço nada... Sejamos correctos e não venham com artigos de politiquices baratas... MENOS!!! Que tal soluções para resolver a solução decadente da ilha????

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.