Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Para Onde caminha Djarmai? E a juventude?

Esta é a pergunta que me veio a mente hoje. Há semana que ando a acompanhar o programa da RCV “ Bom Dia Cabo Verde”, onde o correspondente José Carlos Varela relata as actualidades da ilha.

Com muita tristeza quando, deparo que as maiorias das notícias relatadas referem-se a acontecimento desde violência, roubos, álcool, e o ultimo caso o mais mediático da desavença entre jovens e a polícia municipal, o que deixa a Sociedade Maense muito apreensiva.

Quando vejo situações como estas, vem a cabeça várias perguntas:

- Onde está Djarmai da geração dos nossos pais?

- O que mudou tanto assim desses tempo, para cá?

Uma das situações preocupante é o aumento de número de casos de roubos, o que leva a prever um futuro cada vez menos risonho. Estamos a perder o nosso principal atributo, que é a tranquilidade da ilha, e já lá vão tempos em que deixávamos as portas “abertas”.

Num mundo/Sociedade em que o conhecimento multiplicou-se e o número de escolas aumentou como em nenhuma outra época e a geração dos nossos pais produziram mais informações do que nenhuma outra, no entanto não sabemos o que fazer com ela. Raramente usamos essa informação para aumentar a nossa qualidade de vida.

Como dizem alguns sociólogos os jovens cada dia refugiam-se mais na noite, no álcool para fazerem o que habitualmente não fazem. O que reflecte hoje em dia é que cada vez mais cedo, os jovens bebem, experimentam droga, delinquência, o que me leva a perguntar para onde caminha Djarmai?

E a juventude?

A ilha é extremamente jovem, em que cerca de 70% da população possui menos 30 anos, e como se diz a juventude de hoje será o futuro e a continuação da nossa sociedade, ou seja serão os jovens que definirão continuidades ou mudanças da Sociedade e de suas instituições. E com essas situações acima referidas prevê-se um futuro pouco risonho, e fica a pergunta.

È esse caminho que queremos seguir?

A sociedade Maense, cada dia que passa encontra-se mais dividida, em quase todos os aspectos. Há que mudar, e isso envolve necessariamente, capacidade de compreensão e adopção de práticas, para a sua concretização, e também há que sensibilizar as pessoas, principalmente os jovens.

Há que juntar todos os sectores de sociedade (pais, jovens, professores, ordem publica, câmara municipal, etc.) e trabalhar em comum de forma a procurar soluções que ataquem directamente o problema. Estas soluções não passam por procurar o culpado, mas sim juntar as forças para acabar com esses dramas, porque somos nós que vamos viver esse sistema que estamos a criar.

4 comentários:

  1. Partilho a mesma preocupação meu caro. O pior é que os problemas aumentam, as perguntas multiplicam e quem deveria se preocupar e dar as respostas adequadas continuam a fingir que "está tudo bem"...

    ResponderEliminar
  2. Acho que o sector de juventude da Câmara Municipal deve preparar um bom programa para juventude maiense, afinal na campanha eleitoral para poder local a promessa vem de todo o lado, agora é cumprir sem apontar dedo a alguém que não está a governar o Maio.

    ResponderEliminar
  3. É verdade tudo o que disse! Eu não sou sociólogo, mas acho que está a acontecer é um reflexo de uma sociedade aonde os jovens não encontram alternativas na vida. Sociedade maense é uma sociedade onde onde não há emprego, não há centros de juventude, enfim não há programas, meios onde os jovens possam progredir. Há que se criar consições, porque se não piorará com certeza!

    ResponderEliminar
  4. Concordo, Na realidade todos somos vítimas do sistema que criamos.
    Umas das causa que levam milhões de jovens a usar droga , é que eles não tem sentido de vida, nem engajamento social… Há que lutar, para que mais jovem não caem nesse caminho.

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.