A Ilha do Maio viu-me nascer no dia 9 de Abril de 1982, viu-me entrar no Jardim Infantil “Três Pastorinhos”, viu-me entrar na escola primária, viu-me entrar no ensino básico, viu-me entrar no Liceu e agora viu-me entrar no Ensino Superior e na Graça de Deus estarei saindo Licenciado no Curso de Psicologia isto graça ao esforço e muito empenho.
Escrevi um artigo onde defendi a Câmara Municipal do Maio e houve muitas pessoas que me telefonaram e diziam que sou “Puxa Saco”, “mandador de Boca” e “MPD ferrenha”. Agora respondendo aos que estão a fazer esse comentário e que ainda estão a espera de fazê-lo, agora espero que eles façam o melhor do que estou fazendo. Eu nunca vou deixar de ser “MPD ferrenha” e também nunca vou deixar de defender a Câmara Municipal do Maio.
Sou Jovem e dou graças a Deus por isso e já trabalhei ligado a Câmara Municipal e constatei que os Jovens da Ilha do Maio não dão Valor ao esforço dos outros, Justifico isto porque por mais que a gente se esforça para dar uma melhor condição para os eles, nunca deram o Valor. A Casa da Juventude está hoje remodelada e com muitas condições e será que deram valor a isso. E aqueles que se dizem “CABEÇONAS” disseram alguma? Sempre há algo de “MARIADO”, e eles já sabem quem são.
Eu critico a Câmara Municipal quando não fazem nada, mas não tiro o mérito da equipa Camarária pelo trabalho que estão a fazer e que vão fazer, nunca tirarei esse mérito. Estamos enfrentando uma Epidemia da DENGUE na Ilha e não podem deixar só na responsabilidade da Câmara e isso temos de nos juntar isto porque todos que entram saiam, ninguém entra e fica para sempre. A Câmara Municipal do Maio aderiu a um projecto que quando soube fiquei muito contente, de Construir ou remodelar as casas de banho das pessoas que tem poucas condições e será que outros deram a merecida atenção a isso?
Quando eu estava de férias na Ilha, ouvi uma pessoa dizer “à sta konstruís kasa banhe pás pode atxá vot na temp di eleição”, isso não é conversa que se fala. Agora pensem comigo; Agora já não vejo pessoas a defecar na “txada” isso é muito bom, as nossas “txadas” agora estão mais limpas e sem perigo de doenças e que esses projectos venham sempre.
Estou a espera daqueles que prometeram e até agora nada, nada. O Centro de Saúde da Ilha do Maio creio que ainda estaremos entrando em mais um ano (2010) com a mesma conversa. O Nosso Liceu também não se sabe para quando. E outros projectos que o Governo prometeu para Ilha, estamos a chegar 2011, ano das Legislativas ou ano das promessas de ambas as partes, mas na parte do Sr. JMN (homem que fala manso, homem bom, homem sábio…) isto são as qualidades que dão a esse Sr. Que tem cara de coitado quando fala a Comunicação Social e que a mim não engana.
Não posso confiar num Governo que só fala manso, não posso confiar num governo que declara “ Por Amor a Terra ” e não foi fiel nesse Amor a Ilha do Maio.
Gente, vamos sair do buraco não se deixem intimidar com esse discurso manso do Sr. JMN. Em 1990, tinha apenas 8 anos quando MPD ganhou e ficamos livres dos lobos maus.
Cabo Verde é um País de Desenvolvimento médio? Teoricamente Sim (nos dados da PIB) mas na prática Não, porque ainda precisa muito para chegarmos lá, é justo dizer que desenvolvermos bem mas ainda não para dizer e “basofiar” que somos de desenvolvimento médio dizendo “CABO VERDE ESTÁ NA MODA”. É porque todos agora têm computadores portáteis? Ou Telemóveis 3G? Vamos ver de outro lado em primeiro lugar a Saúde que é uma das vertentes mais importantes de qualquer país. Chegou o Vírus H1N1 e para que saiba o diagnóstico temos de esperar 8 a 10 dias, isso é Desenvolvimento? Quem sabe a resposta me responde quando ler este artigo.
Voltando a Ilha do Maio, vou deixar um apelo aos Jovens:
AJUDEM A CÂMARA MUNICIPAL A TRABALHAR
Só com a sua ajuda a câmara pode fazer mais, Critica é sempre bom, mas quando se faz um crítica temos saber como fazê-lo e quando fazê-lo. Podem estar dizer ele está a dizer isso porque ele é MPD e câmara é do MPD, pois estão redondamente enganado a câmara é nossa e temos dar-lhe toda a força. Um dia MPD deixará a Câmara e quando estará na mão do outro partido certamente vão dizer a mesma coisa, não se deixam levar por estas coisas baixas que não edificam. Ou também estão a dizer a câmara está a pagar a propina dele no curso, mas fiquem a saber que esta câmara já ajudou muitas pessoas que não são do MPD, principalmente os filhos daqueles que não confiam na equipa do Sr. PRESIDENTE Eng. MANUEL RIBEIRO.
Quem não confiar o problema é dele, eu vou confiar nessa equipa e vou continuar a apoiar nas próximas eleições autárquicas se Deus Quiser quem não quer que “SPADJA PÉ”.
Algumas pessoas têm a mania de culpabilizar a Câmara Municipal do Maio por tudo o que acontece. Estou certo de que os Militantes do PAICV ainda não se preocuparam com o acabamento do Centro de Saúde, certamente não estão a falar. Uma vontade que tenho é de assistir uma assembleia Municipal na Ilha mas vou ter essa oportunidade de assisti-lo um dia para ver “kual é di sés”. Ouvi dizer que já tem JPAI no Maio mas não estou a ouvir nem pela rádio e nem pela televisão de que estão a fazer alguma coisa para os jovens sinceramente ainda não ouvi nada a cerca disso, aguardo uma resposta.
Para finalizar quero deixar um concelho aos jovens da Ilha: PROCUREM SER VOCÉS MESMOS E NÃO SE DEIXAM ENTIMIDAR COM DISCURSOS FALSOS.
Para os que me criticaram pela forma negativa aqui vai uma frase muito especial:
“O Cheque da sua ignorância não tem cobertura no banco da minha inteligência” – Lito de Juvito
Um Abraço,
Jaílson Frederico
Certamente eu sinto e me simpatizo com a tua frustração.
ResponderEliminarA divisão política no Maio é uma das maiores barreiras ou desenvolvimento da ilha, pois a nossa inabilidade de unir como um povo não possibilita a voz Maiense ir além da bixirotcha. Maioria dos Maienses dão prioridade aos interesses “ventoinha” e “strela negra” em relação ao estado lamentável da ilha, digam coisas sem nenhum cabimento ou lógica só “pa sis partide ka fica di baxe”.
Eu não sendo pertencente de nenhum partido político, vejo coisas duma forma bastante prática, e fico realmente indignada com tanta ignorância causada por essa obsessão política. De 2007 (ultima vez que estava cá) à 2009 não houve nenhum progresso na construção do novo hospital do Maio, está exactamente como a deixei. E isso é culpa do governo central, mas falando com um “PAICV ferrenha” a desculpa por esse atraso na construção é devido “a crise global financeira”(????????????$%&#???? «---senti mas ou menos assim quando ouvi essa barbaridade). Sinceramente minha gente esse hospital deveria estar pronto a muito tempo antes dessa crise. Mas esses tipos de conversas vêm dos militantes dos ambos partidos políticos quando os querem defender, e é uma coisa mesmo lamentável.
Como o Jailson disse devemos ajudar a câmara trabalhar, pois ela não é do MPD ou do PAICV, ela é di DJARMAI….Djarmai debé ser nos primer partide sempre, pmd partides ta bai ta bem, ta fazé ta disfazé ma Djarmai ta continua sempre ta ser nos tchom, nos terra natal. Brigá política, fazé|fla kuzas maldoças na nome di política além di ser uma baixaria e burreza total, el sta DESTRUI nos ilha, será ku nu ka sta odja kelá?
Epah..não é chamar "ignorantes" às pessoas que vamos resolver os problemas.Temos que opostar na informação, sensibilização,consciensalizar as pessoas para participarem de uma forma mais activa nas "questões Sociais" da Ilha .Penso que agora mais do que nunca , temos virar essa página ...Basta de criticas....mãos à obra pessoal... ....asdek
ResponderEliminarAntes de bu ser "ferrenha" na MPD ser "ferrenha" na DJARMAI, si td alguem ser "ferrenha" pa si patria moda é na um partido politico DJARMAI seria ote cusa. "O cheque da sua ignorancia não tem cobertura no banco da minha intelegencia" de Lito de Juvito??? será??? bai google.... PaixaoDimaio
ResponderEliminarJaison, n le bu artigo,muito bem escrito, como tudo kesot artigos ki nhos tudo ten ta screve na na kel blogue li. pamod nao so pa mi mas pa nos tudo jovens estudantes, jovens trabadjores, adultos, bedjos k sta perto ou longe di nos terra ta xinti di algun forma mas perto di problemas e sufocos di nos ilhas. (Djarmai) MAS..chegando na fim di bu artigo hora kun le kuze bu fla pa kes k ta faze critica na forma negativa, n lamenta ami e di opinao ke critica ten k ser feito e di tudo formas. Alguen ka pode sempre condorda 100% k bu manera di expressa.
ResponderEliminarNumca nu deve sta de acordo ku tudo ou sempre de forma possitivo na um verdade k ta existe parante um visao doutro.
Mas sim fazendo critica di tudo forma k nu ta odja na verdade na onde ou ku possiçao k nu sta, na onde nos comunidade kre bai e kuao longe nos nivel de odja pa problemas em pleno ano 2009 sta... Na expressa nos opiniao de forma liberal, tendo sempre enconta ética e moral de vida perante a sociedade k nu sta encontra ku nu ta consegui melhora algun coisa
Portanto,dixa gente critica na um espaso di liberdade di forma kes kre sem preves di nada ou tenta mostra pamod tcheu forma de critica e ja mal feito ou negativa antes di ser feita. Nos tudo e livre pa nu espressa. "A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar."
Abraso Sheila/Cintia
…É assim a nossa ilha, uns lutam para mostra-la e preserva-la enquanto outros, em vez de valorizar a intenção daqueles que querem se mostrar, peso embora há que reconhecer que estes não estão a esforçarem-se para apresentar ideias convincentes e frutíferas, mas para se aproximar da perfeição á que percorrer caminhos, pois esta é a fase que muitos estão a passar.
ResponderEliminarVamos unir para o bem do nosso lar, e nunca para nos auto expor.
Existem outras formas de aparecer…
Adilson Cardoso - La di leste
«falam falam falam mas nao dizem nada«
ResponderEliminartanta barbaridade duma vez so.. é obra..
saudaçoes
ami nka ta fla nada, bo kre bu ta faze dikalot,
ResponderEliminarabo bus artigo i pa alguen bem kurigiu el o ke. o ki bu ka skrebe le promer ant bu manda,bu tas papia te bu ta dispapia.
"Estou a espera daqueles que prometeram e até agora nada, nada. O Centro de Saúde da Ilha do Maio creio que ainda estaremos entrando em mais um ano (2010) com a mesma conversa"
"Algumas pessoas têm a mania de culpabilizar a Câmara Municipal do Maio por tudo o que acontece. Estou certo de que os Militantes do PAICV ainda não se preocuparam com o acabamento do Centro de Saúde"
afinal tem o ka tem.
sabe faze kritika mos, ntom manda boka si kela i mundo ki as sta ta faze, fot ka ta kaba.
Lica di Noca
primeru kuza ki nu ta fazi é MUDA PRESIDENTI!!!
ResponderEliminarMostra bu ponto de vista, tentá ser imparcial. "voz di Djarmai" ca é di partido A nem Partido B.Ca bu defendé nem Câmara, nem governo. difende Maio.kelá quê objectivo des blog. nem camara, nem governo ca sta djobe pa djarmai. por isso quel sta parade na tempo.Ilda
ResponderEliminarTitulo devia ser " em defesa da câmara e do MPD".
ResponderEliminarbla bla bla bla bla... palavras, palavras e palavras...
ResponderEliminarPrimer kusa ku nos jovens di mai nu divia fase e na iskice de MPD ku PAICV ninhun des ka sta fase nada pa mai!
ResponderEliminarSim! Culpa di hospital inda ka sta é di governo. Sera k camara ka ten si culpa tb?
nhos ka da conta ma é kel divisao de partido li ki tene nos mai atrasado
si tudo algen se tudo joven di mai parà di bestera de MPD ku PAICV pode ser midjor
ki parind é nos mai, ku criand é nhos bixirocha, ku tenend na mundo fora nos terra kerida é esperanca di midjora nos ilha é ka MPD nen PAICV nu pensa na nos mai minis nu difende nos mai.