Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Djarmai - Revista do Ano 2009


Chegou o final do ano é altura de fazer um balanço daquilo que foi o ano 2009 e perspectivar aquilo que poderá ser, ou pelo menos deveria ser, 2010. Tal como todos os anos, nos inicio de 2009 as espectativas eram muito elevadas e todos pensavam "este ano é que vai ser".

Porém, apesar de alguns acontecimentos importantes, ou que, no futuro, poderão vir ser importantes (pelo menos é esta a espectativa) e das chuvas que trouxeram "azágua", 2009 termina e a sensação com que é de que o futuro Djarmai foi adiado por mais um ano.

2009 fica marcado por alguns acontecimentos positivos, como por exemplo, a inauguração da estrada Figueira-Alcatraz ou a abertura da Casa do Direito, por acontecimentos tristes como a morte de Alcides Santos, "Xidau" ou o clima de grande tensão entre jovens e a Polícia Nacional, mas sobretudo, por aquilo que deveria ter acontecido e não aconteceu. A aposta no turismo ("como motor de desenvolvimento") foi mais uma vez adiada, desta vez com a (des)culpa da crise, o nosso (já tão famoso) Centro de Saúde (ou será Hospital?) continua em fase de conclusão e Maio continua sem Liceu.

No que á Economia diz respeito, Djarmai continua num impasse, tudo porque, falar de desenvolvimento económico no Maio á muito que, por imposição dos governantes, significa falar do turismo, e quanto a este último estamos conversados. Aliás, 2009 ficará certamente na memória dos maenses pelo lançamento da primeira pedra para a construção do Salinas Resort. Se bem que, tenho quase a certeza que tal pedra será novamente lança em 2010 ou quiçá até em 2011, já que, das obras nem sinal.

Maio continua a ser um dos conselhos com maior taxa de Desemprego do país, fenómeno este que afecta maioritariamente jovens. Muitas famílias maenses continuam a depender do trabalho das Obras, incluindo muitos jovens com 12º ano concluído. Os mandantes teimam em atribuir o monopólio do desenvolvimento da ilha ao turismo que, no entanto não arranca, esquecendo os outros sectores. Esta situação se manterá enquanto não perceberem que não se vai conseguir combater eficazmente o desemprego em Djarmai sem apostar forte e seriamente nos sectores tradicionais e historicamente importantes para o povo maense, e outras actividades produtivas e geradoras de rendimento para as famílias.
Porém 2009 ficará marcado também pela abertura de duas novas agências bancárias na ilha do Maio, sinal claro de que cada vez se acredita mais no potencial económico da ilha.

Na saúde, o ano fica claramente marcado pela epedimia da dengue em que Djarmai foi uma das primeiras ilhas a registar casos e uma das mais afectada, mas sublinhe-se, essencialmente, a excelente resposta das autoridades de saúde da ilha, que apesar dos constrangimentos e deficiencias que todos nós conhecemos fizeram um trabalho louvável.
Falar da saúde em 2009 é falar inevitavelmente da pandemia da Gripe A (suina?!, mexicana?!) e também se falou de um eventual caso em Djarmai, mas nada assinalável.

Assinalável sim é facto do nosso novo Centro de Saúde continuar "em faze de conclusão" e de maenses continuarem a morrer na ilha ou a caminho da capital devido á falta de condições de saúde na ilha e á inexistência de meios de evacuação. Alcides Santos, mais conhecido por Xidau, delegado do Ministério da Educação e candidato do PAICV á Câmara Municipal do Maio nas autáquicas de 2008 será, também será, certamente, lembrado eternamente pelos maenses.

A Juventude maense esteve em destaque em 2009 e, infelizmente, nem sempre pelas melhores razões. Um clima de grande tensão entre jovens e a Polícia Nacional, com agressões e acusações de parte a parte, relatos de kassubody a turistas e kaba ku badje entrou na moda. A PN fala na "provocações, injúria e resistência em acatar ordens dos policiais" e a população fala em "abuso de autoridade".

Noutro plano, o alcoolismo continua a ser um grave problema social em Djarmai, diria mesmo um problema de saúde pública, o consumo de drogas aumenta a cada dia, a PN diz-se "preocupada" e empenhada e combater o trafico que "é alimentada sobretudo via marítima por botes de boca aberta procedentes de Santa Cruz". A gravidez prococe continua a flagelar as nossas adolescentes, a taxa do abandono escolar teima em permanecer elevada e VIH/SIDA continua a ser um tabu para os maenses.

Na Política, tudo na mesma. O Governo continua a indiferente, a Câmara Municipal continua inerte, o deputado Arlindo Silva amordaçado e a deputada Joana Rosa a "cumprir". O facto mais assinalável da politica (ou politiquice!?) no Maio em 2009 é a continuação da contenda entre a Câmara e o Governo. O último capítulo foi a inauguração do Centro da Juventude (do Governo) em resposta (oposição) á Casa da Juventude (da Câmara Municipal).

No Desporto, nada de novo, Onze Unidos Campeão Regional de Futebol (no Relvado do novo Estádio Municipal) e uma discreta participação no "Nacional", igual á da Selecção Maense no torneio inter-ilhas.

Na Cultura uma excelente iniciativa da Casa da Juventude (não confundir com Centro da Juventude) com o inicio de Aulas de Música. Tote Zabelinha fez muito sucesso com "14zinha", "Nhu Léle", "Bia Zé", "Diploma" e, sobretudo, "Nhu Dam". Rodou Portugal, EUA e Holanda a levar rabecada di Djarmai e juntamente com Luis di Pira, João Silva "Chot" e outros artistas maense brindaram os maenses com um 8 Setembre diferente.

Na saída de 2009 resta-me deixar aqui os meus desejos para 2010 e como é hábito nestas alturas, não vou dispensar utopias e exageros.
Em primeiro lugar desejo que 2010 seja um ano de Paz e muita ´Saúde para todos os maenses.
Em segundo, terceiro e todos os outros lugares:

  • Que o novo Centro de Saúde saia da "fase de conclusão";

  • Um novo Liceu para Djarmai;

  • Resolução definitiva da ligação marítima com a capital;

  • Um bom ano de "Azágua" com muito milho, "fijom, bongolom, malom...."

  • Maior aposta nos sectores tradicionais da economia (agricultura, pesca, pecuária);

  • Que "14zinhas" saia da moda;

  • (já agora) que "25kinhos" entre na moda;

  •  Que Barreirense FC seja Campeão Regional, Nacional, vença a Liga dos Campeões Africanos e o Mundial de Clubes;

  • Que os Jovens usem mais "camisinha";

  • Que "pega da" saia da moda;

  • Que "kaba ku badje" saia da moda;

  • Que o preço do Grogue aumente para 1000$00/cálice;

  • Que Betú continue a fazer mornas;

  • Que Tote Zabelinha lançe um novo CD/DVD com temas como (Studantz di PT, Zé Maria (Paixão) di Mamatxe, 25kinhos, Nhu fiam, etc.)

Boas Festas Bom Ane nem si pok pa poi na boka pa ot pode atxande ku vida ku saude na pass ku sussege.

Samir Agues da Cruz Silva

6 comentários:

  1. boax!!

    bem, de facto 2009 foi um pra xkecer (nem td foram maravilhas) tanto a nivel mundial kmu a nivel nacional i regional..

    ->Agravamento crise economica mundial- espero k em 2010 seja um virar da pagina n economia mundial como prevem ox especialistax..
    ->Epidemia da gripa A(virus H1N1) mais a nivel global- K em 2010 a saude mundial esteja de facto de"saude" (basta de novax doençax)
    ->Epidemia da "maldita" dengue- pro ano k esse "raio" d virus desapareça d cv!!
    ->O fracasso dax negociaçoes em Compenhaga p "salvar" o nosso planeta- Espero k em 2010 os EUA e a China s conscencializam i facilitam ox acordos para o bem d tdx..

    samir, kero k tds ox dsjox k mencionaxt s realizem menux a parte dos Barrerenses serem campioes pk tenho outra prferencia.. lol

    bom ano a tdx!!
    Ass EA

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Samir, UM 2010 MEMORÁVEL PARA TODOS! Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. ya 2009 també foi claramente marcade pa rivalidade entre camara di mai e governo de cv, pmd governe abri um centre de juventude na mai pa concuré cu casa juventude. pmd ki as ca ta uni e fazé um só pa ficá mas forte? keli é um sinal ki ca tem dialgo, ca tem kel espirito di união pa desenvolvimento de djarmai. nta pidi e desejá ki es ane nu ta djuntá nós força independentemente de ser di camara ou di governe pa nu labantá nós terra, ki tude deseje mentade pa samir pa ser concretizade excepto que berreirense ser campeao regional, lol [beira mar ki ta ser] ma se barreirense ganhá campionate regional, nta desejá kil ta gamhá nacional, liga dos campioes africanos e mundial dos clubes, desde que é um equipa di mai sta fixe [nu mesté pensá alto]... muita saude pa nós tude. kel abraço

    PaixaoDiMaio

    ResponderEliminar
  4. nha maior deseje pa Djarmai na 2010 e:

    *pa kuzas positive ´´pega´´ em vez di kuzas negative

    *pa jovens, e não so, toma juiz

    *menos hipocrisia

    *mas dinâmica

    * e etc etc...

    Feliz 2010 pa tud alguem

    ResponderEliminar
  5. Samir, mim fica bastant content ku es Tema di bó, ker a nivel social, cultural, economico, politico, saude, desportivo ou seja bu abarca tud parte.
    defacto 2009 foi ano de algumas realizacoes, mas tambem, foi um ano ki ta fica na historia a nivel di saúde.

    mim ta espera ma Maio na 2010 ta bem sei a ganhar. si nu djunta nu djobe pa el.

    mim ta desejau um feliz 2010. ki pa bu bem visitando es ano li.

    Carlos Tavares-Maio

    ResponderEliminar
  6. Samir

    Feliz 2010 pa bo e tud bu familia

    y pa bu continua ta screbe sempre na bu blog

    pa djarmai ganhá mas tcheu ma 2010.

    e acima di tud pa BARREIRENSE ser campeã.

    DI BARRER

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.