Para deixar comentários neste blogue tem que registar. Os comentários só serão publicados após aprovação do Administrador do blogue. Se tiver alguma dificuldade em efectuar o registo consulte aqui o guia ou contacta-nos através do email vozdidjarmai@hotmail.com.

sábado, 13 de dezembro de 2008

MAIO ESTÁ JÁ HÁ DOIS DIAS SEM ELECTRICIDADE


O autarca do Maio, Manuel Jorge Ribeiro, alertara na terça-feira: se houver uma avaria na ELECTRA maiense, a ilha corria riscos de ficar vários dias sem electricidade, porque, apesar das insistências da Câmara junto da empresa e da DGE, em Porto Inglês há apenas um único gerador a funcionar. Quarta-feira de manhãzinha a avaria aconteceu. Sexta-feira, Maio continua sem luz. E quanto à gravidade da situação e por quanto tempo se vai prolongar a avaria, ainda nada se sabe porque os técnicos da ELECTRA só vão chegar à ilha ao fim da tarde de hoje

Porto Inglês, 12 Dezembro – A ilha do Maio está há dois dias sem electricidade. O “apagão” começou na manhã de quarta-feira, por volta das cinco horas: toda a ilha ficou às escuras. O que estará na origem da avaria, quanto tempo vai demorar a repor a electricidade, eis algo que por enquanto ninguém sabe, uma vez que, segundo informação obtida hoje por Liberal, só ao fim do dia devem chegar à ilha técnicos da ELECTRA para tentar resolver a situação.

Na passada terça-feira, portanto na véspera deste “apagão”, o presidente da Câmara do Maio, Manuel Jorge Ribeiro alertara, em declarações a Liberal, para os riscos decorrentes de apenas haver um único gerador nas instalações da ELECTRA maiense: em caso de uma avaria, a “ilha enteada” estaria condenada a ficar vários dias sem energia eléctrica. A previsão do autarca não era adivinhação – Manuel Ribeiro há muito que vinha chamando a atenção da Administração da ELECTRA e da Direcção Geral de Energia para as inevitáveis consequências das condições de laboração da empresa responsável pela produção e distribuição de electricidade, tendo obtido como resposta a promessa de que, até ao fim do ano, seria instalado um grupo de geradores. Faltam pouco mais de 15 dias para o fim do ano… e do grupo de geradores, nem novas nem mandados. Apenas o “apagão” que chegou, como era previsível.

Há uma terrível pergunta que fica: se, tal como aconteceu na Brava, o povo do Maio se erguer em protesto, o que faz o Governo de José Maria Neves – resolve o problema da energia eléctrica ou… reforça a presença polícial?

Noticia Publicadaem http://liberal.sapo.cv

1 comentário:

  1. Boa noite
    Sou caboverdiana e saí de CVerde antes da independência . Já comentei umas poucas vezes acerca
    do abandono da ilha que os sucessivos governos têm ignorado .Penso que deveriam investir mto nesta ilha pois o povo é amável e não há bandidos aí .Conheci algumas colegas maieneses , Ernestina , Loló, Fátima e mais algumas que já não recordo o nome . Tenho pena de não ter conhecido a ilha , mas um dia irei se Deus quiser . Estarei sempre atenta às notícias no Liberal , para malhar sempre porque não há direito e "àgua mole em pedra dura tanto bate até que fura .
    Um abraço
    Gabriela

    ResponderEliminar

Para deixar comentário neste blogue que estar registado. Se tiver alguma dificuldades em efectuar o registo contacta-nos através de vozdidjarmai@hotmail.com.